SEMAS cria grupo de apoio para cuidadores de idosos

SEMAS cria grupo de apoio para cuidadores de idosos

“Juntos com quem cuida” tem o objetivo de ser referência de apoio para famílias que cuidam de pessoas idosas em casa, incentivando o fortalecimento dos vínculos

Nessa última terça-feira, 15, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Para marcar a data, a Secretaria de Assistência Social, por meio do Departamento de Proteção Social Especial, criou o grupo “Juntos de Quem Cuida” para ser uma referência de apoio a cuidadores e familiares que cuidam de pessoas idosas em casa.

O número de violência contra idosos aumentou significativamente durante a pandemia. É bastante recorrente o número de famílias que procuram as chamadas ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos, quando este atinge uma idade mais avançada ou é acometido por necessidades mais específicas, seja por uma doença ou por alguma sequela.

A ideia da criação do grupo “Juntos de quem cuida”, segundo Laura Aguiar, diretora do Departamento e Proteção Social Especial, surgiu da necessidade de apoiar quem faz a escolha de não “abandonar” esse idoso ou idosa quando mais precisam. “Estar junto com quem cuida e ampliar possibilidade de enfrentamento do processo de envelhecimento e dependência do familiar idoso, desenvolver recursos internos para que o familiar não adoeça, com o principal objetivo de que não ocorra rompimento de vínculos e institucionalização do idoso. Estar em convivência familiar e comunitária é um direito”.

Maria Aparecida Peralta tem 65 anos e muita experiência quando o assunto é cuidado com os idosos. “O cuidados hoje ocupa um lugar muito importante na sociedade e na família. Tem que ter tolerância e paciência porque o idoso sofre muito com as mudanças que vêm com os anos, é preciso observar não só os cuidados físicos, mas também os psicológicos e emocionais. Um grupo como este que foi lançado hoje é muito importante para nos dar um respaldo, ele vem para preencher lacunas porque vai cuidar do cuidador. É um suporte para nos fazer aguentar o dia a dia”, comenta.

A secretária de Assistência Social, Renata Corrêa, ressalta a importância da ação como meio de auxiliar no fortalecimento do vínculo familiar. “O crescente número de violência contra a pessoa idosa é alarmante. Pensarmos em ações em que daremos o suporte técnico e também emocional para estas pessoas e famílias que não desistiram, que estão todos os dias envolvidos com esse cuidado, é ter o olhar empático, participativo, é a real missão da Assistência Social”.

Números no Brasil

O Junho Violeta é um mês dedicado à conscientização do combate à violência contra a pessoa idosa. É um período de maior reflexão para vencer este grande mal que vem assolando os idosos, o aumento do número de denúncias foi expressivo desde o ano de 2020, com o início da crise sanitária.

No Brasil, o número de denúncias de violência e de maus tratos contra os idosos cresceu 59% durante a pandemia do novo coronavírus. Entre março e junho de 2020, foram 25.533 denúncias. No mesmo período de 2019, foram 16.039.

O estado com maior número de denúncias no período analisado foi São Paulo, que teve 5.934 casos reportados, o que representa 23% do total do país. Em seguida estão Rio de Janeiro, com 3.743 denúncias, e Minas Gerais, com 3.595.

Apesar de o Estatuto do Idoso, instituído pela Lei 10.741/2003, garantir direitos às pessoas com idade igual ou maior que 60 anos, com frequência se tem notícia de quebra do cumprimento de direitos básicos, como à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, à convivência familiar e comunitária.

*Informações da Prefeitura de Ribeirão Preto 


Foto: Pixabay

Compartilhar: