Serviço de Verificação de Óbitos está paralisado por falta de profissionais

Serviço de Verificação de Óbitos está paralisado por falta de profissionais

Trabalhos foram interrompidos pelo surto de síndrome gripal nos profissionais, dificultando o remanejamento de escala

O Serviço de Verificação de Óbito do Interior (SVOI) de Ribeirão Preto está com atividades paralisadas desde a terça-feira, 15 de fevereiro, devido à falta de médicos patologistas e técnicos causada pelo surto de síndrome gripal.

O médico e diretor do SVOI, Marco Aurélio Guimarães, já havia alertado da possibilidade que o departamento corria de parar o funcionamento devido à falta de médicos patologistas para fazer a liberação dos corpos.

A situação repercutiu na Câmara Municipal dos Vereadores de Ribeirão Preto. O vereador Lincoln Fernandes (PDT) encaminhou um ofício ao Ministério Público do Estado de São Paulo. Segundo o parlamentar, providências urgentes precisam ser tomadas para que o atendimento não seja afetado e famílias poupadas de um sofrimento ainda maior.

Após uma semana do ofício enviado, o MP abriu um inquérito civil a fim de apurar a situação atual e para que o SVO e a USP sejam oficiados urgentemente e prestem esclarecimentos, assim como soluções. “A Universidade de São Paulo possui um orçamento de mais de 7,5 bilhões de reais. Não é possível que uma contratação emergencial não possa ser feita”, questionou o vereador.

Procurada pela reportagem, a reitoria da USP informou que tem estudado alternativas para a situação. “A Reitoria da Universidade de São Paulo, ciente da situação do SVOI, está estudando cenários e buscando alternativas para uma solução definitiva do caso”, informou a instituição em nota. 

Por enquanto, a previsão é de que a partir desse domingo, 27,  atenda em dias alternados como medida emergencial, obrigando famílias a esperar por mais de 48 horas para o sepultamento. A situação fica ainda mais agravada aos sábados, quando não haverá atendimento. Corpos que derem entrada após às 19h da sexta-feira só poderão ser necropsiados na manhã de domingo.

 

 

 


Foto: Arte Revide

Compartilhar: