Servidores de Ribeirão Preto prometem greve para esta quinta, 30
Servidores de Ribeirão Preto prometem greve para esta quinta, 30

Servidores de Ribeirão Preto prometem greve para esta quinta, 30

Associação de professores até pede para os pais não levarem os filhos para a escola

Os servidores municipais de Ribeirão Preto estão irredutíveis quanto à greve que está programada para começar nesta quinta-feira, 30, e que é por tempo indeterminado. A Associação de Profissionais de Educação (Aproferp) está pedindo aos pais que não enviem os alunos às escolas.

Os servidores, que já entraram em greve em janeiro deste ano cobrando os salários atrasados referentes ao mês de dezembro, pedem o reajuste de 13% para os salários e para o vale alimentação e o auxílio nutricional dos inativos.

Eles também reclamam do reajuste “zero” proposto pela Prefeitura, que alega que está no limite da folha salarial, e que a proposta dos servidores inflaria a conta em mais de R$ 152,1 milhões no ano de 2017. Outro problema levantado pelos servidores seria a precariedade das instalações dos órgãos públicos, o que de acordo com eles prejudica o serviço, além do número insuficiente de pessoal.

Entre os setores que também devem aderir à greve, estão o da saúde - em que os funcionários planejam o atendimento apenas para os casos de emergência, com 30% do contingente, que é o obrigatório pela justiça - e as escolas municipais. A Aproferp pede, inclusive, para que os pais não levem os filhos às escolas, já que os professores irão aderir à greve. Eles afirmam ser a única sair para chamar a atenção da prefeitura.

A prefeitura diz que está no ‘limite’

O município alega que não tem condições de dar o aumento. Por meio de nota, a administração municipal diz que a folha salarial de todos os servidores do município chegaria a R$ 1,3 bilhão.

Além disso, a prefeitura informa que a Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe a concessão de vantagens, aumentos, reajustes ou adequações de remuneração acima dos limites por ela estabelecidos para gastos com pessoal e, no início de 2017, a folha de pagamento do funcionalismo ribeirãopretano já se encontrava bem próxima desses limites.


Foto: Julio Sian

Compartilhar: