Servidores de Ribeirão Preto rejeitam proposta de pagamento parcelado
Servidores rejeitam proposta de pagamento parcelado

Servidores de Ribeirão Preto rejeitam proposta de pagamento parcelado

Segundo sindicato, greve, que chega ao 10º dia neste sábado, 8, é a maior feita na história

O governo municipal de Ribeirão Preto fez uma nova proposta de reajuste salarial de 4,69%, parcelados em três vezes, para pagamento em março e outubro de 2017 e janeiro de 2018, na tarde desta sexta-feira, 7, que foi recusada pelos servidores presentes na assembleia realizada na sede do Sindicato.

A proposta ainda previa o mesmo índice de reajuste para o vale-alimentação e para a cesta básica nutricional dos aposentados. A nova proposta foi feita pela equipe do governo em uma reunião com o Sindicato e membros da comissão de negociação dos servidores realizada na Transerp.

Diante da permanência do impasse, a greve dos servidores continua e chega ao décimo dia neste sábado, 8, transformando-se assim na maior greve registrada na cidade de Ribeirão Preto (em adesão de trabalhadores e em dias parados).

"Esse governo municipal mais uma vez faz história em Ribeirão. Já havia deixado sua marca ao deflagrar uma greve de cinco dias logo nos primeiros dias de mandato e agora enfrenta a maior greve da história de nossa cidade. O fato de querer dividir o reajuste em três parcelas não contentou os trabalhadores que optaram pela manutenção da greve. Ainda mais neste momento em que a Justiça suspendeu os efeitos da liminar que limitava a paralisação ", finaliza o presidente do Sindicato, Laerte Carlos Augusto.

Justiça suspende liminar do governo

A greve dos servidores municipais acaba de ganhar um capitulo novo que não era esperado pelo governo. O juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública, Dr. Paulo Cícero Augusto Pereira, acaba de atender uma petição do departamento jurídico do Sindicato dos Servidores Municipais e suspendeu os efeitos da liminar que limitava o número de servidores em greve.

No mesmo despacho, o magistrado suspende inclusive a aplicação de qualquer multa ao Sindicato enquanto a prefeitura se recusar a elaborar uma escala emergencial de greve com a entidade.

No seu despacho, o juiz determina que “a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto no mesmo prazo de 48h, de comum acordo com o Sindicato dos Servidores, apresente uma escala de trabalho contingencial, no percentual definido na decisão de 80%. Outra alternativa é que traga aos autos as escalas de trabalho originais e o nome dos servidores escalados para a constituição da escala contingencial, no referido percentual (80%), ficando suspensa, por ora, a aplicação de multa ao sindicato, prevista na decisão liminar, até que uma das medidas acima sejam efetivadas pela municipalidade”.

Outro lado

Em entrevista coletiva, o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) afirmou que não pode atender ao pedido da categoria de 13%. “Para o reajuste salarial, o impacto no orçamento será de R$ 152 milhões e elevará o Limite Prudencial em 6,3%”, disse.


Foto: Divulgação

Compartilhar: