Setorização do abastecimento: bases de três áreas já estão prontas para receber novos reservatórios

Setorização do abastecimento: bases de três áreas já estão prontas para receber novos reservatórios

Obras estão sendo executadas em quatro de seis áreas

Na semana do dia 26 de fevereiro foram concluídas as bases nas áreas de abastecimento nos bairros Orestes Lopes de Camargo, Quintino Facci I, Quinta da Primavera e em Bonfim Paulista, onde estão sendo construídos os novos reservatórios de água da Saerp.

 

 

 

Essa é a primeira etapa da obra de implantação dos novos reservatórios, que fazem parte do programa de setorização da Secretaria, o qual prevê a modificação da distribuição do abastecimento na cidade.

 

 

 

“Já demos início nas obras das construções das bases em quatro de seis áreas. Após esse processo, iniciaremos a construção dos tanques, que tem capacidade de 2 milhões de litros de água, e garantir a efetividade da setorização do abastecimento, assegurando a distribuição ininterrupta para a população”, explica o Secretário da Saerp, Antonio Carlos de Oliveira JR.

 

 

 

Esses novos reservatórios representam uma inovação para a cidade. Com uma tecnologia internacional, são feitos de aço vitrificados e construídos pelo método de chapa parafusada, tendo como diferenciais a redução da necessidade de manutenção e de vazamentos.

 

 

 

“Atualmente, 70% da distribuição de Ribeirão Preto é por marcha, isto é, a água sai diretamente dos poços rumo aos imóveis, aumentando as pressões nas redes e, consequentemente, os vazamentos. Para garantir uma melhor distribuição de água, ter mais controle das pressões no sistema e uma gestão ainda mais eficiente desse abastecimento, estamos implantando a setorização, onde iremos modificar a distribuição da água, que passará a ser por gravidade, saindo diretamente dos poços rumo aos reservatórios e, posteriormente, aos imóveis. Por isso esses investimentos são tão necessários”, pontua o diretor técnico da Saerp, Lineu de Almeida.

 

 

 

Ao todo, estão previstos seis novos tanques em todas as regiões da cidade. Além dos três que já estão com a base dos reservatórios construídas, também estão em início de obras nas áreas dos bairros do Tanquinho e Parque Ribeirão. Para a construção desses reservatórios e a perfuração de mais quatro novos poços, estando dois, Lagoinha e Jardim Paiva já em execução, a Saerp está investindo mais de R$ 63 milhões, já previstos no Programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: