Siamesas começam procedimento de expansão de pele na próxima semana
Após a separação, o procedimento irá facilitar na parte plástica

Siamesas começam procedimento de expansão de pele na próxima semana

Irmãs permanecem na enfermaria até o início das cirurgias

As irmãs siamesas Maria Ysabelle e Maria Ysadora, que passam pelo processo de separação dos crânios, realizado no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, devem começar os procedimentos de expansão de pele na próxima semana.

Leia mais:
Separação de siamesas prova que Brasil pode realizar procedimento, diz médico


A informação foi confirmada pelo neurocirurgião pediátrico Ricardo Santos de Oliveira, um dos responsáveis nos procedimentos. Neste momento, as crianças estão em observação no setor de enfermaria do centro médico.

“Possivelmente os procedimentos médicos irão começar na próxima semana. Elas devem ficar na enfermaria sob observação até o início das expansões”, falou o especialista.

Irmãs se aproximam da etapa final de separação

As crianças passaram pela quarta cirurgia na última sexta-feira, 24.  Foram implantados expansores na cabeça das meninas, uma espécie de bolsa, em que será aplicado um soro, que, segundo os cirurgiões, ajudará no desenvolvimento de pele na nuca das meninas, para facilitar no procedimento de cirurgia plástica, após a separação.

Os expansores serão inflados com soro através de uma válvula, e, com isso, a pele vai ganhando volume. “Quando ele chegar ao volume máximo, imaginamos que a pele ganhe área”, explica o cirurgião Jayme Farina, que acredita que as irmãs fiquem com esses expansores por até quatro semanas. Os equipamentos serão retirados na última cirurgia.


Foto: Divulgação/HCFMRP e Pedro Gomes

Compartilhar: