Sindicato dos Servidores de Ribeirão Preto exige reajuste de 6,18%
Sindicalistas exigem reajuste de 4,8% da inflação mais um aumento real de 1,7%

Sindicato dos Servidores de Ribeirão Preto exige reajuste de 6,18%

Pauta foi aprovada em assembleia e será entregue à prefeitura nesta segunda-feira, 2

O Sindicato dos Servidores Municipais de Ribeirão Preto, Guatapará e Pradópolis decidiu, em assembleia na última sexta-feira, 28, encaminhar para a prefeitura a proposta de reajuste salarial de 6,18%.

O presidente do Sindicato, Laerte Carlos Augusto, explicou que o índice é referente aos 4,48% de reposição da inflação, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), mais uma aumento real de 1,7%.

“Temos que ressaltar que os servidores também aprovaram o repasse do mesmo índice do vale-alimentação (6,18%) para a cesta básica nutricional, destinada aos aposentados e pensionistas”, declarou Augusto.

Por meio de nota, a prefeitura informou que aguarda a formalização da pauta do Sindicato para manifestação. Disse, também, que as propostas serão feitas considerando a realidade fiscal e orçamentária do município. O Sindicato afirmou que já oficiou o Executivo de que a pauta aprovada pela categoria será entregue na tarde desta segunda-feira, 2.

Situações distintas

Além da discussão salarial de 2020, há ainda o impasse referente ao reajuste de 2019. “São dois casos distintos, o de 2019 foi judicializado, pois não houve um acordo. O de 2020 será uma nova etapa”, explicou o presidente do Sindicato.

Em 2019, os servidores solicitaram 5,48% de reajuste. Sendo 3,7% de reajuste da inflação e mais 1,7% de aumento real. Contudo, a prefeitura não concedeu nem o aumento real, nem o reajuste da inflação.

Dentre as justificativas que foram apresentadas, a que foi considerada uma das mais importantes foi o rombo no Instituto de Previdência dos Muncipiários (IPM).  A arrecadação do IPM, por parte da contribuição dos servidores, sofreu poucas alterações de 2012 para 2019. Contudo, as despesas aumentaram. Atualmente, são cerca de 9,3 mil servidores ativos para 5,9 mil aposentados e pensionistas.

No final do ano passado, a prefeitura conseguiu aprovar uma proposta de reestruturação do IPM – que, dentro outras medidas, aumentou as alíquotas de contribuição do servidor e da prefeitura –, além da criação de uma previdência complementar. Segundo o governo, o último pilar da reforma será parear as regras do instituto de Ribeirão Preto com a reforma da previdência nacional.


Foto: Sindicato dos Servidores Municipais

Compartilhar: