Tapa-buraco vira alvo de CPI na Câmara de Ribeirão Preto
Comissão quer ouvir secretário de Infraestrutura de Ribeirão Preto sobre a situação do tapa-buraco

Tapa-buraco vira alvo de CPI na Câmara de Ribeirão Preto

Vereadores dizem que trabalhar com atual modelo é jogar dinheiro fora

A Câmara Municipal de Ribeirão Preto instalou, nesta quinta-feira, 20, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os serviços de tapa-buraco no município. A alegação dos vereadores é de que é necessário implantar normas técnicas nos trabalhos realizados pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, responsável por esse tipo de serviço.

A comissão pretende apurar a qualidade dos serviços. “A prefeitura anuncia que, em um ano, foram fechados 70 mil buracos em Ribeirão Preto, mas a gente sabe que a maioria desses buracos estão abertos novamente. Foram meramente tentativas e dinheiro público jogado fora”, afirma o vereador Alessandro Maraca (MDB), presidente da CPI.

Além de Maraca, compõem a comissão o vereador Paulo Modas (Pros), Jean Coraucci (PDT) e Orlando Pesoti (PDT). Os parlamentares se embasam em resultados de uma CPI anterior, presidida por Paulo Modas, que apontou normas que poderiam ser utilizadas pelo Departamento de Águas e Esgotos de Ribeirão Preto (Daerp) para melhora na qualidade do fechamento de buracos abertos em obras da autarquia.

Os vereadores pretendem ouvir, na primeira oitiva da comissão, o secretário de Infraestrutura, Alexandre Betarello. No entanto, o procedimento só deve acontecer em 2019, quando a comissão volta se reunir, depois do recesso dos parlamentares.

Além disso, devem ser realizadas diligências nas ruas e avenidas para averiguar a situação do tapa-buraco e serão convidados para participar das audiências representantes de municípios e concessionárias que já adotam normas técnicas para qualidade da manutenção de rodovias.

“Esse serviço de tapa-buracos em Ribeirão Preto não leva a nada. E a alguém está interessando esse trabalho eterno. A economia é muito importante, a transparência também, mas a qualidade também tem de ser olhada”, concluiu Maraca.

800 buracos por dia

A Secretaria Municipal de Infraestrutura informa que executa o serviço de tapa-buraco regularmente, com equipes próprias que realizam reparos emergenciais de pavimento, por meio de métodos e técnicas preestabelecidas. A pasta ainda diz que mais de 800 buracos são fechados por dia nas ruas e avenidas de Ribeirão Preto.

Leia mais:
Com método criticado por especialistas, Prefeitura de RP tapa até 800 buracos por dia


Foto: Leonardo Santos

Compartilhar: