Transerp inicia conscientização para faixas exclusivas de ônibus em avenidas da região Norte

Transerp inicia conscientização para faixas exclusivas de ônibus em avenidas da região Norte

Sinalização implantada nas avenidas Mogiana, Paschoal Innechi e Meira Júnior visa melhorar o desempenho do transporte coletivo

A Transerp iniciou nessa segunda-feira, 25, a fase de conscientização sobre as faixas exclusivas de ônibus recém-implantadas ao longo das avenidas Mogiana, Cavalheiro Paschoal Innechi e Meira Júnior, na região Norte. A fiscalização quanto ao respeito a esses dispositivos viários será iniciada no dia 8 de agosto.

 

Os ônibus que passam por essas vias utilizam as faixas do canteiro central, passando a fazer parada junto às plataformas das estações de embarque/desembarque, semelhante ao trecho já em funcionamento na avenida Independência.

 

As faixas exclusivas dessas avenidas da zona Norte integram o Corredor Estrutural de Ônibus Norte/Sul, trecho 2, pelo programa Ribeirão Mobilidade.     

 

 

 

Permissões para uso da faixa exclusiva

 

• A partir de agora, nestas três vias da região Norte, os veículos particulares poderão realizar conversão somente à direita para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial.

 

• Os táxis estão liberados para o tráfego pela faixa exclusiva, desde que realizem o transporte de passageiros. Os veículos devem estar devidamente caracterizados com a permissão válida com o selo emitido pelo município. Ainda, também é permitido trafegar veículos como do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia, ambulâncias e similares, desde que estejam em serviço de urgência.

 

• Mesmo com a autorização do uso das faixas exclusivas pelos taxistas, não é permitida a parada para embarque ou desembarque de passageiros dos táxis nas estações de ônibus.

 

Infração

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, com a perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização será realizada pelos Agentes Civis de Trânsito e pelos policiais militares conveniados com o município.

 

 

Sete novas estações

 

Para melhor desempenho na operação dos ônibus urbanos e mais comodidade aos usuários do transporte coletivo, sete novas estações de embarque e desembarque foram ativadas a partir desta segunda-feira, dia 25 de julho, nas faixas exclusivas implantadas ao longo das avenidas Mogiana, Paschoal Innechi e Meira Júnior, já devidamente sinalizadas com placas e sinalização horizontal.


Fotos: Divulgação

Compartilhar: