Transerp lança faixas preferenciais para os ônibus

Transerp lança faixas preferenciais para os ônibus

Em funcionamento desde o último dia 30 de agosto, faixas preferenciais serão lançadas oficialmente nesta segunda-feira, 14

A implantação de 4,9 quilômetros de faixas preferenciais para veículos do transporte coletivo público de Ribeirão Preto beneficiará cerca de 150 mil passageiros que utilizam diariamente as linhas que cortam a área central da cidade. É o que afirma a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto.

A informação foi apresentada durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 10, na sede da empresa.

Embora a implantação das faixas tenha tido início no final do mês de agosto, o lançamento oficial será nesta segunda-feira, 14. A Transerp anunciou ainda o investimento em uma campanha de conscientização dos motoristas de carros. “Alguns motoristas já estão entendendo o que está acontecendo e já respeitam a faixa”, explica Reynaldo Lapate, engenheiro da Transerp.

Segundo a Transerp, um motorista foi autuado nesta terça-feira, 9, por parar na faixa preferencial.

Vagas remanejadas

Com a implantação das faixas preferenciais, foram retiradas 23 vagas de estacionamento (no lado par da Rua São Sebastião – entre as ruas Barão do Amazonas e Visconde de Inhaúma – e no lado ímpar da rua Cerqueira Cesar – entre a rua São Sebastião e a Américo Brasiliense). As vagas foram remanejadas para outro trecho da Rua São Sebastião – entre as ruas São José e Marcondes Salgado.

No local foram implantadas vagas rotativas (Área Azul) e, segundo Lapate, o local contará com fiscalização.

As faixas, juntamente com o serviço de recapeamento nas vias sinalizadas, custaram ao consórcio PróUrbano R$ 500 mil. “O intuito da implantação é o aumento do desempenho operacional do transporte coletivo”, diz.

O desempenho operacional, explica Lapate, está relacionado à fluidez do trânsito, à estrutura dos pontos e à condição dos veículos. Para melhorar o desempenho, a Transerp implantou o sistema de cartão, em seguida o sistema biométrico e o próximo passo será a implantação de novos abrigos de embarque rápido – previsto para a Praça das Bandeiras. No entanto, as obras aguardam a liberação do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat).

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“Com a retirada do dinheiro, conseguimos diminuir o tempo médio de embarque de 10 segundos para 6 segundos. Com a implantação dos novos abrigos será possível baixar para um segundo o tempo médio de embarque por passageiro”, prevê o engenheiro.

As faixas estão sendo implantadas em pistas com larguras de sete, oito e nove metros nas seguintes ruas e avenida da região central de Ribeirão Preto:

Pista com largura de 7,0 metros:
Rua Florêncio de Abreu (700 m)
Rua Cerqueira César (500 m)
Rua Américo Brasiliense (600 m)
Rua Visconde de Inhaúma (200 m)
Rua José Bonifácio (200 m)

Pista com largura de 8,0 metros:
Rua Duque de Caxias (850 m)
Rua Saldanha Marinho (600 m)

Pista com largura de 9,0 metros:
Avenida Jerônimo Gonçalves (1.250 m) 

Revide Online
Bruno Silva
Fotos: Arquivo Revide 

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