Três pessoas são presas durante força-tarefa para fiscalizar desmanches em Ribeirão Preto
Comércios sem autorização do Detran-SP foram lacrados pela força-tarefa, em Ribeirão Preto

Três pessoas são presas durante força-tarefa para fiscalizar desmanches em Ribeirão Preto

Operação foi deflagrada pela Polícia Civil em parceria com Detran, Prefeitura e outros órgãos nesta quarta-feira, 29

A Polícia Civil de Ribeirão Preto, em parceria com o Detran-SP, deflagrou uma força-tarefa na manhã desta quarta-feira, 29, para fiscalizar desmanches de veículos no município. Ao todo, 46 estabelecimentos na zona Norte e no Centro foram vistoriados e lacrados. 

 

Durante a manhã desta quarta, duas pessoas foram presas em flagrante na zona Norte de Ribeirão Preto por receptação e suspeita de comercializar peças automotivas com irregularidades. Já no Centro, um comerciante da Rua José Bonifácio foi preso por porte ilegal de arma de fogo.

 

A operação "Desmonte I" tem por objetivo verificar a regularidade dos estabelecimentos comerciais que realizam o desmanche de veículos e a comercialização de peças automotivas. A ação também visa combater irregularidades e eventuais crimes relacionados aos desmanches, como a receptação de veículos. 

 

Todos os 46 desmanches fiscalizados nesta quarta-feira eram ilegais e foram lacrados, segundo a Polícia Civil, já que funcionavam sem autorização do Detran-SP. Apenas quatro possuíam alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura. "Mesmo os comércios que não foram encontrados [representantes], serão lacrados", destaca o tenente-coronel da Polícia Militar e comandante do 51º Batalhão de Polícia Militar do Interior (51º BPM/I), Otávio Augusto de Lima Seminate.

 

A força-tarefa é formada pela Polícia Civil, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), e teve o apoio da Policia Militar (PM), Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental. Órgãos da Prefeitura de Ribeirão Preto, como a Fiscalização Geral, Secretaria da Fazenda, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Vigilância Sanitária e Saerp também participaram da ação. Ao todo, 215 agentes de segurança e 103 viaturas compuseram a força-tarefa.

 

As investigações prosseguem nesta quarta-feira, 29, quando um balanço final da operação será apresentado pelos órgãos. Outros 44 comércios estão em situação regular e credenciados pelo Detran, e não estão no escopo das investigações, ainda segundo a Polícia Civil. "Haverá sanções de natureza administrativa do Município, e sanções nas esferas cível e criminal", afirmou o delegado seccional de Ribeirão Preto, Sebastião Vicente Picinato, sobre os estabelecimentos ilegais.

Compartilhar: