Unidades do Sebrae Aqui registram 25 mil atendimentos na região de Ribeirão Preto
Sebrae-SP reuniu comitês gestores para alinhar planejamento de 2024

Unidades do Sebrae Aqui registram 25 mil atendimentos na região de Ribeirão Preto

O Sebrae Aqui é um canal de desenvolvimento e atendimento presencial ao empreendedor

As unidades do Sebrae Aqui na região de Ribeirão Preto registraram 25.830 atendimentos em 2023. O balanço foi apresentado durante reunião dos comitês gestores realizada pelo Sebrae-SP em janeiro, em Ribeirão Preto. O evento contou com a participação de cerca de 40 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários, diretores e assessores. O Sebrae Aqui é um canal de desenvolvimento e atendimento presencial ao empreendedor, com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo com foco na vocação local, por meio de parcerias com entidades públicas e privadas. É um projeto de expansão da rede Sebrae-SP, levando atendimento e orientações para pequenos negócios de todo o Estado, assim como pessoas interessadas em empreender. 


A região de Ribeirão Preto conta com 27 unidades. A proposta do encontro foi compartilhar as melhores práticas e experiências de 2023, destacar a importância da governança local para o desenvolvimento e fomento do empreendedorismo, além de apresentar a estrutura do Escritório Regional do Sebrae-SP para 2024.  "Os municípios contarão com os colaboradores do Sebrae de diversas especialidades para as capacitações, como especialista em inovação, turismo, economia criativa, inclusão produtiva, de acordo com a vocação regional. Outro ponto importante que vamos trabalhar é a importância da inteligência emocional do agente do Sebrae Aqui", destaca a gestora do Sebrae Aqui Marisa Caldana.


 Paulo Eduardo Arruda, gerente regional do Sebrae, destaca o grande número de empresas na região de Ribeirão Preto. "A região de Ribeirão Preto atendida pelo Sebrae conta com 27 municípios, são 1,5 milhão de pessoas e 245 mil empresas. Isso dá uma média de 6,2 habitantes por empresa, hoje a média nacional é de 9 habitantes por empresa", detalha. Somente em Ribeirão Preto, são atendidos 37,2 mil CNPJs diferentes. A maior concentração dessas empresas, acrescenta Arruda, está no setor de serviços, com 19 mil empresas (52%), seguido de comércio, com 13,2 (35%). "Damos uma cobertura de 15% das empresas. De cada 100 empresa existentes em Ribeirão Preto, 15 foram atendidas pelo Sebrae", completa o gerente regional.

 


Paulo Eduardo Arruda, gerente regional do Sebrae, destaca o grande número de empresas na região de Ribeirão Preto | Foto: Luan Porto 

 

Estiveram presente no Encontro representantes das cidades: Barrinha, Brodowski, Cajuru, Cravinhos, Jaboticabal, Jardinópolis, Luiz Antônio, Monte Alto, Orlândia, Pitangueiras, Ribeirão Preto, Sales Oliveira, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serrana e Sertãozinho.
 

SALDO POSITIVO


Ribeirão Preto fechou o mês de dezembro de 2023 com saldo positivo de abertura de novos MEIs (Micro Empresário Individual), segundo dados da Prefeitura. Dezembro, é um mês tradicionalmente considerado fraco para novos investimentos, por conta dos índices econômicos, mas, o município foi na contramão e fechou com aumento de 0,08%. Ribeirão Preto foi a quinta cidade do estado de São Paulo, e a sexta do país que mais abriram novos MEIs, dentre municípios com mais de 500 mil habitantes.


Os empreendedores que mais abriram CNPJs estão na faixa etária até 50 anos, com 105 novas micro empresas. As novas MEIs são lideradas por pessoas jovens e com o perfil arrojado, e de maioria feminina. As empreendedoras são responsáveis por 52,4% contra 47,6% dos homens das novas empresas abertas em dezembro. No total, Ribeirão Preto possuiu 76. 759 micro empreendedores individuais. Em dezembro de 2023, o setor de Estética e Beleza, como cabeleireiro, manicure e pedicure, liderou a abertura de novos CNPJs, com 18 novas empresas. Em segundo lugar, com 17 novas empresas, ficaram os setores de Comércio Varejista de Eletrodomésticos e Transportadora Rodoviária de Cargas exceto produtos perigosos e de Mudanças. E os Setores de Obras de Alvenaria, e Serviços de Organização de Eventos com 14 novas empresas. 

Compartilhar: