USP ainda precisa de voluntários para estudos com ayahuasca

USP ainda precisa de voluntários para estudos com ayahuasca

São quatro estudos na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Pesquisadores do Laboratório de Psicofarmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP ainda buscam voluntários para quatro estudos com a ayahuasca.

 

Um vai avaliar o efeito da ayahuasca, bebida preparada a partir de duas plantas amazônicas conhecidas como chacrona (Psychotria viridis) e o cipó jagube ou mariri (Banisteriopsis caapi), e cetamina, que é um anestésico, no Transtorno Depressivo Maior (TDM). Os participantes devem ter 18 anos ou mais, ter diagnóstico de TDM e bom estado geral de saúde. Para participar, os interessados devem ser moradores de Ribeirão Preto ou da região e devem entrar em contato via e-mail: [email protected].

 

Já outro estudo do grupo busca voluntários com 18 anos ou mais, diagnosticados com estresse pós-traumático (TEPT) e com bom estado geral de saúde para avaliar o efeito da ayahuasca no tratamento do TEPT. Os participantes devem ter 18 anos ou mais, diagnóstico de TEPT e apresentar bom estado geral de saúde. Para participar, os interessados devem ser moradores de Ribeirão Preto ou da região e devem entrar em contato via e-mail: [email protected].

 

Um terceiro estudo vai avaliar o efeito da ayahuasca em pacientes oncológicos com sintomas depressivos e/ou ansiosos. Os voluntários devem ter entre 18 e 65 anos, ter o diagnóstico de câncer (tumor sólido), presença de sintomas depressivos e/ou ansiosos e não estarem realizando quimioterapia e/ou radioterapia. Para participar, os interessados devem ser moradores de Ribeirão Preto ou da região e devem entrar em contato via e-mail: [email protected].

 

Por fim, os pesquisadores também buscam voluntários para estudos com ibogaína, substância retirada da raiz iboga. Esse estudo vai avaliar o efeito da ibogaína em pessoas com transtorno por uso de álcool. Os voluntários devem ter entre 18 e 65 anos e ter transtorno por uso de álcool. Não podem ter diagnósticos prévios de transtornos psicóticos ou transtorno bipolar. Também não podem ter nenhuma outra complicação clínica, como problemas cardíacos, renais ou hepáticos. Para participar, os interessados devem ser moradores de Ribeirão Preto ou da região e devem entrar em contato via e-mail: [email protected].


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: