USP busca mulheres com enxaqueca para estudo sobre testes de avaliação da dor de cabeça e pescoço
Ao final do estudo, as mulheres receberão os resultados e orientações para o manejo das dores de cabeça

USP busca mulheres com enxaqueca para estudo sobre testes de avaliação da dor de cabeça e pescoço

Participantes devem ter entre 18 e 55 anos, ter crise de enxaqueca e disponibilidade de realizar avaliações no Departamento de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP buscam voluntárias com enxaqueca para avaliar a confiabilidade e analisar medidas usadas em testes realizados em pessoas com dor de cabeça e pescoço.

Para participar é preciso ser mulher, ter entre 18 e 55 anos, ter crise de enxaqueca por pelo menos três dias no mês e ter disponibilidade de comparecer presencialmente ao Departamento de Ciências da Saúde da FMRP, em Ribeirão Preto, duas vezes durante o estudo para realização dos testes.

No primeiro dia, as voluntárias passarão pela coleta dos dados clínicos sobre as dores de cabeça e pescoço, pela aplicação de questionários para verificar a incapacidade relacionada à dor e sensibilização e pelo Teste de Flexão Craniocervical, que tem duração de aproximadamente 40 minutos.

De sete a 10 dias após a avaliação inicial, os participantes retornam ao Departamento de Ciências da Saúde da USP-RP para repetir o teste e realizar exames de resistência do pescoço e de força. Ao final do estudo, as mulheres receberão os resultados e orientações para o manejo das dores de cabeça.

A pesquisa Propriedades de medida do Craniocervical Flexion Test em pacientes com migrânea: Confiabilidade intra e interexaminador e validade de constructo é realizada pela mestranda Amanda Rodrigues, com colaboração de Carina Ferreira Pinheiro e Jaqueline Martins Priuli e orientação da professora Débora Bevilaqua Grossi.

Os interessados devem preencher o questionário neste link para realizar o pré-cadastro e mais informações podem ser obtidas com os pesquisadores: [email protected]


Foto: Freepik (foto ilustrativa)

Compartilhar: