USP de Ribeirão Preto promove campanha de prevenção ao câncer da pele
O evento ocorrerá neste sábado, 1º de dezembro, no campus da universidade

USP de Ribeirão Preto promove campanha de prevenção ao câncer da pele

Ação, que faz parte do Dezembro Laranja, pretende alertar sobre a doença e realizar exames preventivos gratuitos

O serviço de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), da USP, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, receberá a população para orientação, atendimento e tratamento de casos de câncer da pele.

Não é preciso encaminhamento, basta o interessado comparecer das 8h às 14h do dia 1º de dezembro no ambulatório do HCRP, no campus da USP. O endereço é Avenida Bandeirantes, 3900, na Zona Oeste da cidade.

Ao longo de 25 anos de campanha, mais de sete mil pessoas foram atendidas pelo centro médico, com diagnóstico positivo para aproximadamente 14% dos indivíduos examinados. Neste ano, a coordenadora da campanha em Ribeirão Preto, a professora Cacilda da Silva Souza, espera atender cerca de 500 pessoas.

Dezembro Laranja

A campanha faz parte do Dezembro Laranja, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD. Cerca de quatro mil médicos dermatologistas do Brasil somarão forças para a prestação de atendimento e esclarecimento sobre a doença. As consultas serão realizadas gratuitamente em 132 postos de atendimento em diversos estados.

Casos no Brasil

Um levantamento do Instituto Nacional do Câncer aponta que a estimativa de novas ocorrências de câncer da pele não melanoma diminuirá em 10 mil casos do biênio 2016/2017 para o biênio 2018/2019.

Mas ainda há muito trabalho de prevenção a se fazer. O câncer de pele é o que mais
ocorre no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no País. Para o biênio 2018/2019, a estimativa é de 165.580 mil novos casos de câncer da pele não melanoma.

Outro dado novo desse período é que, em relação à última estimativa do Inca (2016/2017), a doença acometerá mais homens (85.170 mil) do que mulheres (80.410 mil).

Serviço
Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele
Exame preventivo gratuito
Quando: 1º de dezembro, das 8h às 14h.
Onde: Ambulatório do Hospital das Clínicas – Campus da USP.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: