USP Ribeirão precisa de voluntários que tenham passado por trauma
Os interessados irão passar por uma entrevista de diagnóstico e, se selecionados, passarão por um teste psicológico

USP Ribeirão precisa de voluntários que tenham passado por trauma

Pesquisa vai avaliar o efeito do canabidiol na memória de quem tem Transtorno de Estresse Pós-Traumático

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP ainda precisa de voluntários que tenham sofrido algum tipo de trauma para participar de pesquisa que avalia o efeito do canabidiol na memória de pessoas com Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). O canabidiol é uma substância extraída da planta cannabis sativa, a maconha, mas não causa os mesmos efeitos da planta.

Para participar, os interessados precisam ter entre 18 e 60 anos e ter diagnóstico de TEPT por ter passado por algum episódio traumático como abuso físico, sexual, assalto, sequestro, acidente de trânsito ou de trabalho etc... O voluntário não pode ter usado substâncias psicoativas, estar grávida, ter doenças neurológicas ou possuir diagnóstico de transtornos psiquiátricos, exceto depressão e ansiedade.

Os interessados irão passar por uma entrevista de diagnóstico e, se selecionados, passarão por um teste psicológico e deverão contar sobre o evento traumático em uma gravação que será sigilosa. Eles também receberão uma cápsula que poderá ser placebo ou canabidiol, entretanto os participantes e pesquisadores não saberão qual cápsula será dada.

Depois de uma semana, o voluntário volta ao Hospital das Clínicas da FMRP (HCFMRP) para os mesmos testes psicológicos e ouvir o relato do trauma, mas sem o uso do canabidiol. A pesquisa é da aluna Lívia Maria Bolsoni com coordenação do professor Antonio Waldo Zuardi, ambos da FMRP.

Os interessados podem se inscrever e obter mais informações pelo e-mail: [email protected]


Foto: Pixabay

Compartilhar: