
Veículo com material radiotivo é furtado em SP; Comissão Nacional de Energia Nuclear emite alerta
Segundo órgão ligado ao governo federal, material furtado está bindado, mas pode causar danos à saúde se manipulado inadequadamente
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) emitiu um alerta informando que um veículo que transportava cinco embalagens de material radioativo de uma empresa foi furtado no último domingo, 30 de junho, na cidade de São Paulo.
"Informamos que no dia 01 de julho de 2024 um veículo transportando fontes radioativas foi roubado na cidade de São Paulo. Esclarecemos que o material radioativo furtado com o veículo está acondicionado em embalagens de chumbo que o blindam e evitam qualquer irradiação para o ambiente. No entanto, a manipulação inadequada pode vir a causar danos à saúde. Por esse motivo, alertamos a população para, caso encontre o material radioativo, mantenha distância segura e contacte imediatamente a CNEN pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763 e também a Polícia", diz o alerta divulgado na quarta-feira, 4.
"No momento do roubo, o veículo e o material radioativo estavam devidamente sinalizados com o símbolo internacional de radiação ionizante", finaliza a nota da CNEN, entidade vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e com sede em Brasília.
Foto: Divulgação/CNEN