Veja como será o funcionamento do comércio e serviços durante o Carnaval

Veja como será o funcionamento do comércio e serviços durante o Carnaval

Ribeirão Preto e mais onze cidades da região mantiveram o ponto facultativo, contrariando a decisão do estado

Mesmo sem comemorações e com recomendação de que as pessoas permaneçam em casa neste Carnaval por conta da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Ribeirão Preto manteve o ponto facultativo, o que faz com que as empresas da cidade decidam se vão conceder folga ou não na segunda, terça-feira de Carnaval e na manhã da quarta-feira de cinzas.

No serviço público municipal, as repartições ficarão fechadas e voltam a funcionar na quarta-feira, dia 17, ao meio-dia. A campanha de vacinação contra a Covid-19 nos idodss acima dos 85 anos também não será realizada no período. Somente serviços essenciais serão prestados, segundo a prefeitura. 

Os bancos ficam fechados durante o Carnaval, com expediente retomado ao meio-dia na quarta, 17.

O comércio da cidade também terá abertura opcional, segundo a a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp), o Carnaval será considerado dia normal de trabalho para o comércio, ficando o funcionamento ou não das lojas a critério das empresas.

Portanto, a abertura no sábado, 13, segunda-feira, 15, e terça-feira, 16, será permitida pelas regras da fase laranja do Plano São Paulo, mas é preciso seguir o horário de funcionamento máximo de 8h por dia, dentro do período entre 6h e 20h.

"A Acirp enfatiza a importância do uso de máscara, álcool em gel e do distanciamento social, além de fazer um apelo a toda a população para que evite aglomerações. Esta conscientização é de vital importância para salvar vidas e evitar a tomada de medidas mais duras que certamente irão gerar mais falências e desemprego", informou a nota da associação.

Confira o funcionamento do Comércio Varejista de Ribeirão Preto no período de Carnaval, segundo o Sindicato do Comércio Varejista (Sincovarp):

Comércio Tradicional de Rua:

Sábado 13/2 – Abre das 9h às 17h.

Domingo 14/2 – Fechado.

Segunda 15/2 – Abre das 10h às 18h.

Terça 16/2 – Abertura facultativa das 10h às 18h. (Quem optar por abrir perderá o direito de compensar as horas nas vésperas de Dia das Mães e Dia dos Pais, conforme Convenção Coletiva).

Quarta 17/2 – Abre das 12h às 18h.

Shoppings

Sábado 13/2 – Abre das 12h às 20h. Alimentação até 22h.

Domingo 14/2 – Abre das 14h às 20h. Alimentação até 22h.

Segunda 15/2 – Abre das 12h às 20h. Alimentação até 22h.

Terça 16/2 – Abertura facultativa das 12h à 20h. Alimentação até 22h.

Quarta 17/2 – Abre das 12h às 20h.

Saúde

As Unidades Básicas e Distritais de Saúde (UBDSs) Central e Vila Virgínia funcionarão 24h durante o feriado prolongado, atendendo urgências e emergências. 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 13 de Maio, onde está instalado o Polo Covid-19, também funcionará 24h, sem interrupção no atendimento, sendo exclusiva para pacientes com queixas respiratórias e febre. Também permanecem em funcionamento a UPA Norte, localizada na avenida Euclides Figueiredo, nº 371, e a UPA Oeste, na rua Terezina, nº67.

Já as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e as Unidades de Saúde da Família (USFs) permanecerão fechadas de sábado, dia 13, até terça-feira, dia 16, retornando ao funcionamento normal na quarta-feira, dia 17, ao meio dia.

Transporte

No dia 15 de fevereiro, as centrais de benefícios e de vendas localizadas na rua São Sebastião terão expediente normal, das 8h às 17h. Já no dia 16, as centrais estarão fechadas, retomando atendimento no dia 17, a partir das 11h.    

O posto da Praça da Bandeira, na rua Tibiriçá, nº 646, terá funcionamento normal nos dias 15 e 17. Já no dia 16, funcionará das 7h às 15h.

Os terminais Sudeste, do Jardim São José; Leste, da Vila Abranches; Nordeste, do Ribeirão Verde; Oeste, do Jardim José Sampaio, e de Bonfim Paulista funcionarão normalmente nos dias 15 e 17 de fevereiro. No dia 16, funcionará das 6h às 12h.

O terminal do RibeirãoShopping funcionará no dia 16, das 6h às 18h, e o terminal do Hospital das Clínicas, das 6h às 12h. Já nos dias 15 e 17, o expediente será normal.

Nos dias 15, 16 e 17, o 0800 do Consórcio Pró Urbano e o Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig terão expediente normal.

Daerp

Durante o Carnaval, o Daerp trabalhará em sistema de plantão no sábado, domingo, segunda, terça e na manhã de quarta-feira, dia 17, retomando o expediente normal ao meio dia. O call center 115 funcionará todos os dias, da 7h às 21h, para atendimento de emergências.

Guarda Civil Metropolitana

Os serviços realizados pela GCM, bem como o atendimento ao munícipe pelo telefone 153, funcionarão normalmente, 24 horas.

Coleta de Lixo

A coleta de resíduos funcionará normalmente.

SAM

O Serviço de Atendimento ao Munícipe – SAM, no telefone 156, não funcionará durante o feriado prolongado. Os atendimentos serão retomados na quarta-feira, dia 17, ao meio dia.

Defesa Civil

A Comissão Municipal de Defesa Civil atenderá em regime de plantão 24h e só deve ser acionada em casos de enchentes, calamidades públicas ou desabamentos, pelo telefone 199.

Feriado na região

O anúncio do cancelamento de ponto facultativo no Carnaval foi feito pelo governador João Doria (PSDB) no final de janeiro, como forma de tentar conter festas e viagens diante o avanço do vírus da Covid-19.

Embora haja a recomendação excepcional de obedecer a determinação estadual na pandemia, os municípios podem determinar se haverá ou não ponto facultativo. E, assim como Ribeirão Preto, algumas cidades da Região Metropolitana de Ribeirão decidiram manter o feriado. É o caso de Barrinha, Brodowski, Cravinhos, Jardinópolis, Luiz Antônio, Orlândia, Pontal, Santa Rita do Passa Quatro, Serrana, Sertãozinho, Taiúva.

Já os municípios que seguiram a recomendação do estado e não terão ponto facultativo são: Altinópolis, Batatais, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Dumont, Guatapará, Guariba, Jaboticabal,  Mococa, Monte Alto, Morro Agudo, Nuporanga, Pitangueiras, Pradópolis, Sales Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio da Alegria, São Simão, Serra Azul, Tambaú, Taquaral.

Festa em Ribeirão

O pré-carnaval do Bloco Califórnia, que acontece há 5 anos em Ribeirão Preto, é um dos eventos que, por enquanto, estão suspensos por conta das recomendações sanitárias. Nesta semana, por meio de nota, a organização informou que se prepara para deixar o evento “pronto” para, assim que houver a liberação e as diretrizes, a festa ocorra com o máximo de segurança possível. “Em 2020 fomos praticamente o único grande evento do ano na cidade. Queremos que, ao ser anunciada a autorização dos eventos, que o Bloco Califórnia seja o primeiro a receber o público com segurança e muita alegria, pois estamos nos preparando para isto”, conta Mikhael Nakad, um dos organizadores do projeto. Os organizadores disseram, ainda, não colocarão ingressos à venda enquanto não tiverem uma data oficial para o evento. “A ideia é que tenha a liberação para colocarmos, literalmente, o ‘bloco na rua’ o mais rápido possível. Atrações já estão sendo contatadas, estrutura, tudo que pudermos deixar de stand by só esperando a data já estamos fechando. Será o marco da volta da alegria depois de muita privação”, afirma Mikhael Nakad.


Foto: Pixabay (foto ilustrativa)

Compartilhar: