Verba para instalação dos aquecedores na Cava do Bosque foi liberada
Secretaria de Esportes deve dar início às obras ainda em 2019

Verba para instalação dos aquecedores na Cava do Bosque foi liberada

Governo Federal deu o aval para empresa vencedora da licitação e liberou a verba

Na tarde de segunda-feira, 4, foi emitida uma ordem bancária, pelo Ministério da Cidadania, para custear a instalação do sistema de aquecimento e gradis no complexo esportivo Elba de Pádua Lima, a Cava do Bosque.

O valor será R$ 207 mil, suficiente para pagar a empresa Resina Engenharia, responsável pela instalação. A empresa foi a segunda a vencer a licitação, a primeira, desistiu do serviço.

“Nós recebemos da Prefeitura a notícia de que a empresa havia sido habilitada, assim como todo o projeto técnico. Por isso não pensei duas vezes e comecei um trabalho firme junto do Governo Federal para efetivar o pagamento”, declarou Igor Oliveira (MDB), que também fez parte das negociações. 

A emenda foi indicada pelo deputado federal Baleia Rossi (MDB) no mesmo período que o Sesi, através do Paulo Skaf, fez a doação do equipamento.  

"Sempre acompanhei de perto as atividades feitas na Cava. Sei da importância desses aquecedores para os projetos sociais e atletas de Ribeirão Preto. Fico feliz que mais esse sonho se torne realidade",  comentou o deputado.

De acordo com membros da Secretaria de Esportes, a Caixa Econômica Federal dará a autorização para a ordem de início da obra. Em seguida, a ordem de serviço deve ser emitida pelo Executivo. A obra deve ser iniciada ainda em 2019.

Histórico 

Os aquecedores foram cedidos à cidade em junho de 2014, pelo Serviço Social da Indústria (Sesi). Na ocasião, o presidente licenciado do Sesi, Paulo Skaf, que se preparava para lançar a candidatura para o governo estadual, doou os equipamentos em cerimônia na Cava Do Bosque, que contou com a presença da ex-prefeita Dárcy Vera.

Em 2015, o Sesi retirou a doação e realocou os aquecedores para a cidade de Rio Claro, alegando que não estavam sendo usados por Ribeirão Preto. Os fios do equipamento chegaram a ser furtados.

Os aquecedores foram cedidos novamente pelo Sesi para a Prefeitura de Ribeirão Preto em janeiro de 2017. No entanto, a instalação ainda aguardava verbas para ser concluída, e a Secretaria de Esportes chegou a procurar parceiros para a execução do serviço.

Após uma reunião em Brasília, em março de 2017, o então ministro dos Esportes Leonardo Picciani, o deputado federal Baleia Rossi (MDB) e o vereador Igor Oliveira (MDB) anunciaram a destinação de uma verba de R$ 150 mil para a instalação dos 18 aquecedores na piscina olímpica da Cava do Bosque.

Em julho deste ano, a empresa Rontech, vencedora da licitação, desistiu do serviço. De acordo com a Secretaria de Esportes, a empresa desistiu por não conseguir atender às planilhas orçamentárias propostas pela Caixa Econômica, principal gestora dos recursos para a obra. Caso a empresa não fosse habilitada dessa vez, o município corria o risco de perder a verba. 


* Notícia alterada às 12h18 para incluir o depoimento do deputado Baleia Rossi


Foto: CCS Prefeitura Ribeirão Preto

Compartilhar: