Vereador propõe ação para coibir  o furto de fios semafóricos

Vereador propõe ação para coibir o furto de fios semafóricos

Aumento de furtos de fios em semáforos, casas e comércios de Ribeirão Preto já se tornou comum e vem causando transtornos à cidade

O vereador Alessandro Maraca (MDB) entregou um ofício ao superintendente da Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto (Transerp), Marcelo Galli, que prevê a substituição dos fios de cobre pelos fios de alumínio nos semáforos da cidade, de modo a diminuir o número de furtos.

 

"Várias cidades do Brasil já fizeram essa substituição, pesquisamos bastante e chegamos aos números de Belo Horizonte, que aplicou e deu certo”, afirmou Maraca.


No documento, o vereador enfatiza que por ser mais barato e leve que o fio de cobre, a comercialização fica mais difícil sem grandes retornos financeiros. A ideia é que com essas substituições a prática desses crimes diminua cada vez mais. Galli contou que a ideia deve entrar em fase de testes e que a substituição não deve impactar na qualidade do sistema semafórico atual em Ribeirão Preto.

 

Mais ações

No dia 21 de junho foi aprovado pela Câmara de Vereadores, o projeto que pune com multa os estabelecimentos flagrados comercializando, adquirindo, transportando, estocando ou revendendo produtos oriundos de qualquer atividade ilícita.


A lei de autoria de Maraca prevê ainda uma multa de 200 Unidades Fiscais do Estado de São Paulo para o infrator. Neste ano, cada Ufesp vale R$ 34,26, totalizando uma pena de R$ 6.852.

 

Furto na Câmara

 

Nesta quinta-feira, 2, a parte da fiação elétrica, medidor de consumo de energia da TV Câmara de Ribeirão Preto foram furtados,  além dos fios que ligam a unidade geradora desses canais, na torre de transmissão, no bairro Monte Alegre.

 

Com isso, a transmissão ao vivo pelos canais 6.1 - Câmara federal, 6.2 - TV Alesp, 6.3 - TV Câmara Ribeirão Preto e 6.4 - TV Senado, ficaram suspensas.

 

As sessões do Legislativo local seguem transmitidas ao vivo pelas redes sociais Facebook e canal do YouTube da TV Câmara Ribeirão.

 

A TV Câmara registrou um boletim de ocorrência e já trabalha para reestabelecer o sinal.


Foto: Pixabay (Ilustrativa)

Compartilhar: