Viaduto na avenida Brasil será inaugurado até janeiro, aponta Prefeitura de Ribeirão Preto

Viaduto na avenida Brasil será inaugurado até janeiro, aponta Prefeitura de Ribeirão Preto

Segundo administração, 50% da obra já foi concluída

Com a instalação da rampa sul, em andamento, a construção do viaduto na avenida Brasil sobre a Mogiana chega na metade do caminho, confirmando com folga sua entrega prevista para janeiro. Os 50% concluídos representam a maior parte dos trabalhos pesados e, portanto, é possível que a obra seja inaugurada antes do prazo oficial.

 

A rampa norte já está pronta, assim como as galerias de águas pluviais que evitarão enchentes, a pavimentação do entorno e a concretagem do pontilhão que fica a 100 metros dali, também na avenida Brasil, sob o qual circulam os trens da VLI. A ampliação do pontilhão faz parte do mesmo contrato e será entregue junto ao viaduto.

 

O cálculo do andamento de uma obra é feito regularmente pelos engenheiros da empresa contratada para realizar o serviço – no caso, a Autem Engenharia. Depois, os números são confirmados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Obras Públicas, que fiscalizam os trabalhos.

 

Com investimentos de quase R$ 12 milhões, a obra foi reiniciada em maio deste ano e vai beneficiar 23 mil passageiros de ônibus de 12 bairros, que circulam pelo trecho todo mês.

 

Cidade interligada

 

A rampa norte, que já está pronta, dará acesso a quem vem do aeroporto para o Centro. A rampa sul, em construção, será usada por quem vem do Centro e vai seguir pela Brasil no sentido da avenida Thomaz Alberto Whately, onde o programa Ribeirão Mobilidade já construiu um viaduto igual ao que está em obras.

 

O Ribeirão Mobilidade foi criado pela prefeitura em 2017 e, desde então, já entregou 19 grandes obras viárias, além de levar novo asfalto para mais de 1.600 ruas, avenidas e travessas de 120 bairros.

 

Dentre as 19 obras prontas estão outros dois viadutos, seis corredores de ônibus, quatro pontes, uma passarela para pedestres e novas avenidas, além da duplicação e prolongamento de outras.

 

Até o final do ano que vem, serão 30 obras entregues, incluindo outros cinco corredores de ônibus, já em construção, que ligarão a cidade de ponta a ponta, agilizando a vida dos usuários de ônibus e dos 3 milhões de veículos que circulam por Ribeirão todo mês.

 

Viaduto vai receber corredor Norte-Sul

 

Pelo viaduto em construção na avenida Brasil, por exemplo, passará o corredor Norte-Sul, que ligará a cidade do complexo Ribeirão Verde até o Ribeirão Shopping. Ele se ligará aos outros corredores, que por sua vez, se ligarão aos outros, em algum ponto.

 

As principais obras do Ribeirão Mobilidade:

 

OBRAS PRONTAS

 

01 – Corredor + ciclovia em toda a extensão da Avenida do Café

02 – Corredor Av. Saudade-Rua São Paulo

03 – Corredor Av. Dom Pedro I + monumento na Praça Pedro Biagi + ciclovia nas avenidas Luiz Galvão César, Octávio Golfeto e Francisco Maggioni

04 – Corredor Av. Presidente Vargas

05 – Corredor Norte/Sul Trecho 1 (avenidas Mugnato Marincek, Recife e Thomaz Alberto Whately) + ciclovia na Avenida Magid Simão Trad

06 – Corredor Norte/Sul trechos 2 e 3 (avenidas Brasil, Mogiana, Paschoal Innechi, Meira Júnior e Independência) + ciclovias nas avenidas Luzitana e Cásper Líbero

07 – Túnel José Bonifácio

08 – Adequações viárias das avenidas Antônio Diederichsen, Nove de Julho, Portugal, Presidente Vargas, Itatiaia e Diederichsen

09 – Construção de uma nova avenida (Mugnatto Marincek)

10 – Construção e duplicação da Av. Adelmo Perdiza

11 – Passarela dos terminais de ônibus Evangelina de Carvalho Passig (sobre a Av. Jerônimo Gonçalves)

12 – Ponte ligando a avenida Fábio Barreto e a Rua Pompeu de Carvalho

13 – Ponte ligando as ruas Barão do Amazonas e Benjamin Constant

14 – Ponte ligando as ruas José Bonifácio e Paraíba

15 – Ponte ligando as ruas Tamandaré e Visconde de Inhaúma

16 – Prolongamento da Av. Profª Dinna Rizzi

17 – Prolongamento da Av. Fernando Ferreira Leite

18 – Viaduto “Profissionais da Saúde”, na Av. Francisco Junqueira

19 – Viaduto da Av. Brasil com a Thomas Alberto

 

OBRAS EM ANDAMENTO

 

01 – Corredor Norte-Sul Trecho 4

02 – Viaduto da Av. Brasil sobre a Av. Mogiana e construção da última etapa do pontilhão sobre a linha férrea, a 100 metros, na mesma avenida

03 – Corredor + restauração da Av. Nove de Julho + obras antienchente

04 – Corredor Quadrilátero Central

05 – Corredor Castelo / Treze de Maio

06 – Corredor Costábile / Kennedy

 

MAIS CINCO OBRAS COM INÍCIO PREVISTO PARA BREVE

 

Entre elas: pontes, uma obra antienchente na Avenida Paschoal Innecchi e construção de canal em concreto na avenida Zerrener, entre outras.

 

 


Foto: Fernando Gonzaga - Prefeitura de Ribeirão Preto

Compartilhar: