Você sabe o que é capacitismo? Bate-papo no Sesc Ribeirão Preto aborda o tema e exibe curta-metragem
Evento acontece nesta terça, 10, e conta com Victor Di Marco, autor de importante livro sobre o tema e do premiado curta “O que Pode um Corpo?”
Capacitismo é o preconceito contra as pessoas com deficiência, baseado na ideia de que indivíduos sem deficiência são superiores ou que a deficiência é motivo de vergonha ou algo a ser superado. Um termo ainda pouco conhecido, apesar do grande número de pessoas com deficiência no Brasil – quase 19 milhões de habitantes, segundo o último Censo do IBGE. Para entender o tema e ajudar a riscar do vocabulário as expressões capacitistas que discriminam, constrangem e fortalecem equívocos, o Sesc Ribeirão Preto promove um bate-papo com Victor Di Marco, autor do livro ‘Capacitismo: o mito da capacidade’. A obra é considerada essencial para a compreensão do capacitismo e propõe caminhos para romper com esta estrutura.
O evento ocorrerá nesta terça-feira, 10, às 19h, quando celebramos os 76 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. “Normalmente, os bate-papos e palestras ocorrem nas salas reservadas para as oficinas, mas este evento será na Área de Convivência, que além de espaçosa, fica na entrada da unidade, é um local de circulação. Assim, quem estiver no Sesc Ribeirão Preto naquele momento, provavelmente passará por aquele ponto e poderá ouvir ou ver o evento também”, explicou Camila Onofre, técnica em programa do Sesc Ribeirão Preto.
Victor Di Marco, que é uma pessoa com deficiência, explora em seu livro as narrativas comumente impostas às pessoas com deficiência – como os estigmas de “herois” ou de “coitadas” que elas recebem. Ele afirma que o capacitismo está profundamente enraizado na sociedade e propõe uma visão mais inclusiva e respeitosa sobre as diversidades funcionais.
Formado em Produção Audiovisual pela Uniritter, Victor Di Marco também é autor de curtas-metragens como “O que Pode um Corpo?” (2020), produzido em parceria com Márcio Picoli. Estreado no 31º Curta Kinoforum, o filme faturou mais de 20 prêmios, inclusive o de Melhor Direção em festivais como MixBrasil, CINEPE e no Festival Santa Cruz de Cinema.
“O que Pode um Corpo?” tem 15 minutos e será exibido no Sesc Ribeirão Preto logo após o bate-papo com Victor Di Marco, que terá mediação de Cássio Costa, tecnólogo em Processos Gerenciais, agente de atendimento no Sesc Franca e também pessoa com deficiência.
Por dentro do tema
O QUE É CAPACITISMO
- Atitudes e linguagem preconceituosas: fazer piadas ou comentários que desrespeitem a condição de alguém com deficiência.
- Barreiras arquitetônicas e de acessibilidade: espaços públicos e serviços que não acomodam pessoas com deficiência.
- Exclusão social e profissional: negar oportunidades ou subestimar as competências de uma pessoa devido à sua deficiência.
PARA RISCAR DO VOCABULÁRIO
- Anão – O jeito certo de falar é “pessoa com nanismo”.
- Pessoa especial – pessoas com deficiência são especiais somente para quem elas conhecem e as amam.
- Pessoa normal versus pessoa anormal – Quando se referir a alguém que não tem deficiência, nunca diga que ela é uma “pessoa normal”. Afinal, a pessoa com deficiência não é “anormal” nem incapacitada, apenas tem uma deficiência.
- Pessoa portadora de deficiência – Essa expressão também está errada, pois uma pessoa com deficiência não pode deixar sua deficiência em casa. Então, ela não está portando nada.
COMBATENDO O CAPACITISMO
É preciso promover a inclusão, a acessibilidade e o respeito aos direitos das pessoas com deficiência, além de desconstruir estigmas e preconceitos por meio da educação. Quer colaborar? Participe do bate-papo no Sesc Ribeirão Preto.
SERVIÇO
O QUE É CAPACITISMO?
Com Victor Di Marco
Mediação: Cássio Costa
Quando: 10/12 (terça-feira) – 19h
Onde: Convivência – grátis
Sesc Ribeirão Preto (Rua Tibiriça, 50)
Foto: Freepik