Alerta de tempestade causa polêmica, mas é verdadeiro
Há riscos de granizo e ventos entre 60km/h e 100km/h em diversas cidades do Estado

Alerta de tempestade causa polêmica, mas é verdadeiro

Comunicado da Unicamp, desmentindo o alerta, foi emitido em janeiro deste ano; segundo o Inmet, previsão é para todo o Estado de São Paulo

Nessas últimas horas, após um alerta laranja emitido pelo Instituto de Meteorologia (Inmet), de que há riscos de tempestades em todo Estado de São Paulo, uma notícia da Universidade de Campinas (Unicamp) está circulando nas redes sociais desmentindo o possível risco de chuva e ventos fortes.

Porém, o comunicado da universidade foi divulgado em janeiro de 2017, tornando falsa a notícia de que não há riscos de tempestades em todo Estado de São Paulo.

A informação do Inmet é de que há risco de tempestade neste sábado, 30. Há possibilidade de granizo, ventos entre 60km/h e 100km/h, chuva entre 30mm/h e 60 mm/h ou 50mm/dia e 100 mm/dia, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. 

Alerta Laranja emitido pelo Inmet mostra Ribeirão em área de risco

O instituto ainda aconselha à população que, em caso de rajadas de vento, para que não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas.

O aviso vai para as seguintes localidades: Ribeirão Preto, Campinas, Bauru, Araraquara, Piracicaba, Itapetininga, Araçatuba,São José Do Rio Preto, Sorocaba, Bragança Paulista, Vale Do Paraíba, Litoral Norte, Metropolitana de São Paulo, Litoral Sul, Baixada Santista, Vale Do Ribeira, Presidente Prudente, Marília, Assis e Serra da Mantiqueira.

Link alerta Inmet: https://alert-as.inmet.gov.br/cv/
Link comunicado Unicamp de janeiro: https://bit.ly/2yO038M

 


Fotos: Pixabay e divulgação

Compartilhar: