Animais do Bosque Zoológico recebem cuidados especiais nos períodos de calor intenso

Animais do Bosque Zoológico recebem cuidados especiais nos períodos de calor intenso

Sorvetes e alimentos congelados: animais têm a alimentação complementar e ambientação do recinto adequadas às altas temperaturas

Com as altas temperaturas registradas na região de Ribeirão Preto, nas últimas semanas, a equipe de profissionais do Bosque Zoológico Fábio Barreto preparou uma alternativa refrescante para os animais. Sorvetes de frutas e alimentos, como carne, congelados são uma opção para que mamíferos a aves enfrentem o rigoroso calor. 

 

“A estratégia utilizada em fornecer sorvetes para os animais em ambiente controlado, consiste em inserir estímulos dentro dos recintos dos animais para que eles tenham a oportunidade de exibir comportamentos mais próximos do natural, melhorando assim sua saúde física e psicológica. Os estímulos utilizados nos enriquecimentos podem ser cognitivos, sociais, estruturais (físicos), alimentares e sensoriais”, destaca o chefe da Divisão de Unidades de Conservação, Alexandre Felcar.

 

“Melhorando o bem-estar, os animais desenvolvem menos problemas de saúde, se reproduzem mais, se comportam de maneira mais natural, são mais fáceis de manejar e permitem melhores oportunidades para a educação ambiental”, destaca Felcar.

 

Além disso, os animais também recebem, durante o período de verão, cuidados especiais, como ambientação adequada à temperatura em seus espaços de convívio.

 

O Bosque Zoológico funciona em um espaço de área verde de 250.880 m², onde vivem mais de 700 animais de 180 espécies, entre aves, peixes, mamíferos, répteis e anfíbios. O espaço concentra uma reserva de Mata Atlântica com árvores centenárias, como perobas, jequitibás, ipês e jatobás, além de abrigar animais ameaçados de extinção, como arara-azul, ararajuba, suçuarana, lobo-guará, mutum-do-sudeste, urubu-rei, anta, tamanduá-bandeira, jaboti-tinga e tracajá. O funcionamento é de quarta-feira a domingo, das 9h às 16h30, na rua Liberdade s/nº - Campos Elíseos.


Foto: Divulgação

Compartilhar: