Clima: entenda o fenômeno das chuvas isoladas

Clima: entenda o fenômeno das chuvas isoladas

Por que em alguns bairros chovem muito e em regiões próximas não caem uma gota d’água? A meteorologista do Clima Tempo Josélia Pegorim explica na reportagem; confira

Em Ribeirão Preto e na Região Metropolitana, há muitas chuvas isoladas, que provocam precipitações fortes e de curta duração em alguns bairros, porém, regiões próximas ao local não registram uma gota d’água. O Portal Revide procurou a meteorologista Josélia Pegorim, do Clima Tempo, para esclarecer sobre o fenômeno, que causa diversos questionamentos nas redes sociais.

Segundo a especialista, em dias quentes e úmidos, especialmente na Primavera e no Verão, é muito comum a formação de várias nuvens de grande porte e ampla extensão vertical, que causam pancadas de chuva de curta duração, mas que podem ser fortes e em apenas algumas regiões da cidade.

“Já reparou que, olhando para o céu, estas nuvens aparecem em vários locais diferentes, como enormes torres brancas, com topos que parecem couve-flor? Estas são as nuvens convectivas, que se formam por causa do calor e da umidade do ar elevada. Estas nuvens podem se formar em vários bairros da cidade durante uma tarde, por exemplo, e provocam chuva em alguns locais, mas em outros não”, explica a meteorologista.

Josélia diz que uma curiosidade sobre as nuvens convectivas é que elas não provocam chuva por igual por onde passam. Na base da nuvem, chove mais de um lado do que do outro.

Agora, quando a “chuva está associada a uma frente fria, ou a algum outro sistema meteorológico organizado, então ela acontece de forma generalizada, em áreas mais amplas da cidade e até por todo município”, afirma a especialista.

Outra coisa que é muito comum nesta época do ano são os diversos alertas sobre chuvas intensas e tempestades. A meteorologista diz que esses avisos são normais no Verão. “O verão é a estação na qual as nuvens convectivas se formam facilmente, quase todos os dias. São estas nuvens que provocam chuva forte, raios, rajadas de vento intensas e até granizo.  Por isso, os alertas de temporal também são mais comuns nos meses de verão. É normal”.

Josélia finaliza dizendo que as chuvas deste início de ano ocorrem por conta da normalidade climática. “Este ano estamos tendo um verão mais próximo da normalidade climática. O ano passado, por exemplo, tivemos menos chuva e a influência do fenômeno El Niño. Já tivemos dois eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é um sistema meteorológico típico do Verão, que provoca chuva frequente por vários dias seguidos”, finaliza.


Foto: Ganesh Partheeban para Unsplash

Compartilhar: