Primavera 2024 no estado de São Paulo

Primavera 2024 no estado de São Paulo

Veja como será a nova estação, segundo informações do ClimaTempo

A primavera de 2024 teve início às 9h44 deste domingo, 22. Segundo o ClimaTempo, diferente do ano passado, quando a estação teve influência do El Niño, a primavera deste ano terá um fenômeno La Niña se desenvolvendo no decorrer da estação. A previsão, até o momento, é de um de La Niña fraco.

 

Os efeitos do La Niña serão mais notados em novembro e em dezembro, aumentando as condições para chuva em áreas do Sudeste.


 

Os corredores de umidade devem se organizar no fim de novembro e é possível que haja a formação de eventos de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em dezembro.

 

A chance de formação de ZCAS este ano é maior do que no mesmo período do ano passado.


 

Uma característica básica da primavera é o aumento do calor. O Hemisfério Sul tem naturalmente um aquecimento maior porque ocorre um aumento da insolação. Isso quer dizer que o número de horas de sol para aquecer o ar vai aumentando cada vez mais até o fim da estação. Assim, o predomínio de dias quentes é normal durante a primavera. Recordes de calor, temperaturas extremas também são comuns nesta estação e grande parte do Brasil.

 

Mas vale lembrar que esta primavera, como no ano passado, acontece em um ambiente planetário mais quente. O ano de 2024 também vem batendo recordes de calor na atmosfera e no oceano, como aconteceu em 2023.

Primavera 2024 no estado de São Paulo

 

Outubro


Para o mês de outubro, a previsão é de chuva dentro a um pouco acima da média no sul e extremo norte de São Paulo. O centro-oeste do estado deve ter menos chuva do que a média normal. A chuva deve acontecer especialmente na forma de pancadas que tendem a ficar mais regulares no decorrer da segunda quinzena do mês. Em relação ao ano passado, o volume de outubro de 2024 chuva deve ser menor.

 

A passagem de frentes frias durante o mês de outubro não deve causar grande resfriamento no interior paulista. Ainda há possibilidade de onda de calor preferencialmente na primeira quinzena do mês. 

 

Na região de Ribeirão Preto, a chuva de outubro deve privilegiar as áreas próximas da divisa com o Triângulo Mineiro. A região de Franca deve terminar o mês com um pouco mais de chuva do que média para o mês. ter chuva mais frequente do que as outras áreas do Norte de São Paulo.

 

Na região de Campinas e de São Carlos, a chuva de outubro deve ficar dentro da média para o mês.

 

A temperatura deve ficar um pouco acima da média em todo o estado de São Paulo.


Novembro

 

Em novembro, as pancadas de chuva serão mais frequentes do que em outubro. O volume de chuva na maioria das regiões do estado de São Paulo deve ficar dentro da média para o mês, incluindo a Grande São Paulo, o litoral, a região de São Carlos, de Campinas e de Sorocaba. 

 

O Vale do Paraíba, a Mantiqueira e o norte do estado de São Paulo devem receber um pouco mais de chuva do que o normal no decorrer do mês, com pancadas de chuva mais frequentes e volumosas.


Com a chuva acontecendo com maior regularidade, já não teremos tantos eventos de ar extremamente seco e de fumaça.

 

Em relação à temperatura, a previsão é de que em novembro seja mês com temperaturas dentro da média no centro, sul e leste do estado de São Paulo. Áreas no norte e centro-oeste terão um pouco mais de calor do que o normal.


Dezembro

 

Para o mês de dezembro a previsão é de que todo o estado de São Paulo tenha um pouco mais de chuva do que a média. Isso significa que será um mês com chuva mais frequente, já com a contribuição de organização de corredores de umidade e até a possibilidade de um evento de Zona de Convergência do Atlântico Sul.

 

Um aumento da chuva e da nebulosidade a temperatura em dezembro deve ficar dentro da média em todas as áreas do estado de São Paulo.

 

*Informações do ClimaTempo

 

 

 


Foto: Freepik

Compartilhar: