COP Ribeirão realiza plantio comunitário neste sábado

COP Ribeirão realiza plantio comunitário neste sábado

Ação faz parte do movimento It´s Now e é uma parceria de três projetos ambientais locais: ArboreSer, Lixo Zero, Ribeirão -3º e Câmara Municipal de Ribeirão Preto

O projeto ArboreSer participa de mais uma ação voluntária ambiental neste final de semana. O It’s Now, movimento cidadão global que tem o objetivo de viabilizar ações na América Latina e na África, realiza em Ribeirão Preto, através da COP Ribeirão - Conferência das Partes (encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), um plantio voluntário comunitário neste sábado, 2 de dezembro, a partir de 8h30. O plantio é realizado em parceria com os projetos ArboreSer, Lixo Zero, Ribeirão -3, It´s Now e Câmara Municipal de Ribeirão Preto (Comissão Permanente do Meio Ambiente). Desta vez, a área escolhida é próxima à Câmara Municipal. A atividade, autorizada pela Secretaria do Meio Ambiente, é aberta à toda população.



 

De acordo com o empresário Gula Biagi, idealizador do projeto ArboreSer, 25 mudas nativas serão plantadas no espaço, escolhido por ser a área com menor índice de cobertura arbórea na cidade, segundo mostra o censo realizado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente em 2021. “As mudanças climáticas são uma realidade acelerada no planeta e Ribeirão Preto está cada vez mais quente. Investir no plantio de árvores é urgente para a sustentabilidade ambiental e humana”, comenta Gula Biagi. Todas as mudas que serão plantadas são doadas pelo Horto Municipal.



 

Criado há 15 anos, o ArboreSer é focado na promoção da cidadania por meio de ações ambientais de arborização na cidade. Atualmente, o projeto conta com um grupo de 40 voluntários, entre pessoas físicas, mantenedores e realizadores que organizam e atuam nos plantios. Há também colaboração de pessoas jurídicas que contribuem adotando espaços ou doando recursos financeiros que são revertidos na compra de sementes, mudas, estacas, ferramentas e insumos (adubos, fertilizantes, gel de plantio e controlador de formiga).

 

 

PARA QUEM FOR PLANTAR

Para quem quiser participar da ação do ArboreSer, as orientações são: vestir roupa confortável, usar protetor solar e calçado fechado, e levar caneca ou garrafa de água. “Muito além de colocar a semente na terra, plantar árvores é um compromisso com o planeta e com a construção de um futuro ambientalmente melhor. É um ato de cidadania", pontua Gula Biagi.

 


 

IT´S NOW - COP Local

Além do plantio, uma outra ação será realizada e que também faz parte do It´s Now, movimento que chama a sociedade para agir e exigir o enfrentamento das mudanças climáticas através das COPs locais. Na cidade, o COP Ribeirão tem o objetivo de debater as mudanças climáticas, encontrar soluções para os problemas ambientais que afetam o planeta e negociar acordos. Neste ano, a ação começa no sábado (2/12), com o plantio de 20 mudas e continua no dia 6/12 (quarta-feira), a partir das 18h30, com um debate sobre as mudanças climáticas com o tema "Os dois setores que mais emitem gases", na Câmara Municipal de Ribeirão Preto. “Serão dois painéis com a participação de especialistas e cidadãos que irão falar sobre dois setores que mais emitem gases do efeito estufa que é a mobilidade urbana e os resíduos sólidos”, explica a coordenadora do programa Lixo Zero, Mariah Campos. Segundo ela, o resultado dos dois eventos será um pacto da COP. “Ao final da ação iremos enviar para a municipalidade um documento com sugestões de ações para que a comunidade como um todo exija e tenha atitudes no enfrentamento das mudanças climáticas”, alerta

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: