Defesa Civil emite alerta de baixas temperaturas para o fim de semana, em Ribeirão Preto

Defesa Civil emite alerta de baixas temperaturas para o fim de semana, em Ribeirão Preto

Massa de ar polar deve derrubar termômetros até domingo, 21; previsão é mínima de 11ºC

A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta de baixas temperaturas para Ribeirão Preto e região para os próximos dias. A previsão do tempo aponta a chegada de uma massa de ar frio de origem polar, que deve derrubar os termômetros de hoje, quinta-feira, 18, até domingo, 21.

 

Por conta da onda de frio, a Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto fará acolhimento especial a moradores de rua (leia mais ao final da matéria).

 

De acordo com o órgão estadual, as regiões de Ribeirão Preto, Barretos e Franca têm previsão de mínimas de 11ºC. Já a região de Araraquara e São Carlos deve registrar ainda mais frio, com mínimas na casa dos 9ºC durante o fim de semana.

 

Segundo a Defesa Civil, a sensação térmica pode ser ainda mais baixa dependendo da região. Assim, o órgão ressalta a importância de atenção especial com as pessoas mais vulneráveis, como idosos, crianças e àquelas em situação de rua. Além disso, recomenda-se não fazer aquecimentos improvisados com fogueiras e manter hidratação constante.

 

Moradores de rua

Aqui em Ribeirão Preto, a Secretaria de Assistência Social (Semas) ativará neste final de semana o "protocolo frio", que consiste em medidas de enfrentamento à frente fria.  As ações são realizadas sempre que a temperatura fica igual ou menor que 13ºC.

 

O Centro POP, que funciona das 8h às 17h, terá, emergencialmente, seu horário estendido para às 19h e abertura no domingo. Além da alteração de horário, também será oferecido caldo quente e transporte do local até as Casas de Passagem do município, onde poderão pernoitar e fazer mais uma refeição, o jantar.

 

Durante a madrugada, a secretaria de Assistência Social também disponibilizará uma equipe emergencial para realizar busca ativa pelas regiões da cidade, para localizar quem ainda estiver nas ruas.

 

As pessoas em situação de rua que pernoitarem nas Casas de Passagem e manifestarem interesse terão transporte, a partir das 7h, para levá-los novamente à região central, podendo permanecer no Centro POP, com isso garantindo à pessoa em situação de rua acolhimento e abrigo dia e noite.

 

A Secretaria informou ao Portal Revide que também realizou articulações junto à Guarda Civil Metropolitana, Defesa Civil e com a Secretária Municipal de Saúde para que, caso haja demanda específica, as pessoas em situação de rua sejam encaminhadas corretamente. Para atendimentos, os moradores podem acionar a Semas pelos telefones 161, 0800 773 0161 ou (16) 3610-0687 (WhatsApp).


Foto: Arquivo/Revide

Compartilhar: