Defesa Civil faz alerta sobre baixas temperaturas em Ribeirão Preto
Entre domingo, 12, e terça-feira, 14, as temperaturas devem ficar entre 6°C e 8°C na cidade

Defesa Civil faz alerta sobre baixas temperaturas em Ribeirão Preto

Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto anunciou medidas de enfrentamento à frente fria deste final de semana

Os próximos dias serão mais frios em Ribeirão Preto, principalmente a partir deste domingo, 12. Segundo a plataforma ClimaTempo, neste sábado, 11, as temperaturas devem ficar entre 16°C e 24°C.  Já no domingo, a chegada de uma frente fria derruba as temperaturas em diversas regiões do Estado. Um alerta da Defesa Civil Estadual afirma que, entre domingo, 12, e terça-feira, 14, está previsto um frio de 6ºC a 8ºC na cidade.

Por conta disso, a Secretaria de Assistência Social de Ribeirão Preto anunciou, na última sexta-feira, 10,  algumas medidas de enfrentamento à frente fria que deve começar neste final de semana. O protocolo é acionado sempre que a temperatura fica igual ou menor do que 13ºC. 

O Centro POP, que funciona das 8h às 17h, terá, emergencialmente, seu horário estendido para às 19h e abertura no domingo. Além da alteração de horário, também será oferecido caldo quente e transporte do local até as Casas de Passagem do município para as pessoas em situação de rua, onde poderão pernoitar e fazer mais uma refeição, o jantar. Durante a madrugada, a Secretaria de Assistência Social também disponibilizará uma equipe emergencial para realizar busca ativa pelas regiões da cidade, para localizar quem ainda estiver nas ruas. 

Aqueles que pernoitarem nas Casas de Passagem e manifestarem interesse terão transporte, a partir das 7h, para levá-los novamente à região central, podendo permanecer no Centro POP, com isso garantindo à pessoa em situação de rua acolhimento e abrigo dia e noite. 

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Especial, Laura Aguiar, as medidas são para acolher o maior número de pessoas em situação de rua enquanto durar a frente fria. "As equipes estão preparadas para garantir um atendimento humanizado e sensibilizar as pessoas sobre a importância de não permanecerem em situação de rua, em baixa temperatura, todavia, é necessário respeitar a singularidade e história de vida de cada um”, explica a diretora. 

*Com informações da Prefeitura de Ribeirão Preto 


Foto: Arquivo/Ravena Rosa/Agência Brasil

Compartilhar: