Esta quinta-feira, 22, terá duas estações
Esta quinta-feira, 22, será metade inverno e metade primavera

Esta quinta-feira, 22, terá duas estações

A estação mais florida do ano nas regiões tropicais começa às 11h21; a previsão é de que o dia comece parcialmente nublado

A primavera de 2016 começa no Hemisfério Sul nesta quinta-feira, 22, às 11h21 (horário de Brasília). A informação é do Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Neste dia, que marca o fim do inverno, ocorre o segundo equinócio do ano: quando o dia e a noite têm a mesma duração.

Segundo o site de meteorologia Climatempo, a chegada da primavera pode ser marcada por dia parcialmente nublado, com mínima de 12ºC e máxima de 29ºC. Mas, conforme a tarde avança, o tempo volta a ficar claro.

Chuva

Uma das características da primavera para as regiões tropicais é o período de início das chuvas, que podem chegar entre sábado e domingo – 24 e 25 –, com possível queda de temperatura em alguns locais do Estado devido a uma nova frente fria que se desloca sobre o Brasil. Assim, o primeiro fim de semana da primavera de 2016 pode ter ventos fortes e chuva.

Estações

Segundo informações do  Observatório Nacional, as estações são marcadas de acordo com a maneira como os raios solares incidem nos hemisférios.

Além da temperatura, um dos efeitos que evidencia as estações é o comprimento do dia, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte.

No início da primavera, os dias terão o mesmo comprimento das noites, mas no hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano que ocorre no início do verão, que em 2016 será no dia 21 de dezembro, às 7h44min, hora de Brasília.


Foto: Robson Fernandjes

Compartilhar: