Início de janeiro já registra mais chuva que todo mês de 2015

Início de janeiro já registra mais chuva que todo mês de 2015

Dados mostram que cidade recebeu grande número de precipitações; Veja como fica o clima nos próximos dias

As chuvas que atingiram Ribeirão Preto nos primeiros dias de janeiro já superaram o total de precipitações do mesmo mês de 2015. Enquanto no ano passado foram registrados 132.8mm nos 31 dias, em 2016 a cidade já contabiliza 147.3mm - um aumento de 11% em apenas duas semanas. É o que mostram os dados fornecidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

A média prevista para o primeiro mês do ano é de 308.7 mm, sendo que, em janeiro de 2015 as precipitações não chegaram à metade.  A previsão do tempo, fornecida pelo Climatempo, indica que a chuva continuará a atingir a cidade.

De acordo com o meteorologista do Climatempo, César Soares, a mudança no clima não é repentina. “O mês de janeiro é climatologicamente chuvoso. Como não há mais a presença de bloqueios atmosféricos como nos anos de 2013, 2014 e 2015, a chuva ocorre normalmente”, aponta.

O meteorologista afirma que o tempo instável atual se deve à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica próximo à costa paulista. “Esse sistema favorece a formação de nuvens carregadas e por consequência as pancadas de chuva. Essa situação é relativamente comum nos verões, em que temos chuva e até mesmo a queda de temperatura”, afirma. 

Soares explica que devido à estação em que estamos, o El Niño - fenômeno que realiza alterações significativas em um curto tempo de duração na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico -, está potencializando as chuvas na cidade. “Levando em conta que a média histórica de chuva dos últimos 30 anos em Ribeirão Preto é de 311 mm em janeiro, é normal chover sim. Acontece que estamos sobre influência do El Niño e agora no verão esse fenômeno está potencializando as chuvas na região de Ribeirão Preto”, declara.

Em janeiro de 2015 choveu menos que o normal previsto para a cidade de Ribeirão Preto. O meteorologista afirma que um forte bloqueio oceânico atmosférico acabou dificultando a passagem de frentes frias por São Paulo. “Devido a isso, janeiro de 2015 foi "seco". Agora, em janeiro de 2016, estamos sobre influência do El Niño, que vem favorecendo chuvas frequentes e muitas vezes fortes sobre o Estado de São Paulo, de forma geral, desde setembro de 2015”, diz.

A previsão de tempo continua de muita chuva para os próximos dias. “Pelo menos até o fim de semana, o tempo instável não dá trégua. O sol até volta a aparecer, mas sempre acompanhado por muitas nuvens e chuva persistente”, finaliza.

Defesa Civil de Ribeirão Preto

A Defesa Civil de Ribeirão Preto afirma não ter contabilizado o número exato de ocorrências causadas pela chuva, porém afirma que o aumento já é esperado para este período do ano, se tratando da estação que mais chove.  Eles orientam que alguns cuidados devem ser tomados quando há fortes chuvas e vendavais.

As principais orientações dadas pela Defesa Civil são de permanecer em local seguro, evitar transitar pelas ruas, diminuir a velocidade do veículo, ou até mesmo estacioná-lo, se a chuva estiver muito forte. É indicado evitar: uso de aparelhos eletrônicos e celulares, permanecer embaixo de árvores, dentro de piscinas, lagoas e rios, pois essas atitudes atraem os raios. 

A Defesa Civil destaca que em casos de acidentes naturais, a população deve acioná-los por meio do telefone 199.

Previsão do Tempo

De acordo com o site Climatempo, esta terça-feira, 12, terá máxima de 27°C e mínima de 22°C, com a probabilidade de chuva de 96% e 15 mm no dia. Já na quarta-feira, 13, o sol aparece, porém com chuva e trovoadas, a máxima é de 30°C e mínima de 22°C, com probabilidade de chuva de 94% e 36 mm no dia.

Na quinta-feira, 14, a chuva e as trovoadas continuam, a máxima será de 34°C e mínima de 23°, com a probabilidade de chuva de 60% e 13 mm no dia. A sexta-feira, 15, traz de volta o tempo nublado, com máxima de 28°C e mínima de 22°C, com probabilidade de chuva de 80% e 38 mm no dia.

O final de semana ganha uma trégua no sábado, 16, com chuva, sol e tempo nublado: a máxima é de 30°C e mínima de 22°C, com probabilidade de chuva de 60% e apenas 8 mm no dia. O domingo, 17, traz de volta o tempo nublado, com máxima de 27°C e mínima de 22°C, a probabilidade de chuva é de 80% e 25 mm no dia.


Foto: Arquivo Revide
 

 

Compartilhar: