Início de janeiro já registra mais chuva que todo mês de 2015
Dados mostram que cidade recebeu grande número de precipitações; Veja como fica o clima nos próximos dias
As chuvas que atingiram Ribeirão Preto nos primeiros dias de janeiro já superaram o total de precipitações do mesmo mês de 2015. Enquanto no ano passado foram registrados 132.8mm nos 31 dias, em 2016 a cidade já contabiliza 147.3mm - um aumento de 11% em apenas duas semanas. É o que mostram os dados fornecidos pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.
A média prevista para o primeiro mês do ano é de 308.7 mm, sendo que, em janeiro de 2015 as precipitações não chegaram à metade. A previsão do tempo, fornecida pelo Climatempo, indica que a chuva continuará a atingir a cidade.
De acordo com o meteorologista do Climatempo, César Soares, a mudança no clima não é repentina. “O mês de janeiro é climatologicamente chuvoso. Como não há mais a presença de bloqueios atmosféricos como nos anos de 2013, 2014 e 2015, a chuva ocorre normalmente”, aponta.
O meteorologista afirma que o tempo instável atual se deve à formação de um sistema de baixa pressão atmosférica próximo à costa paulista. “Esse sistema favorece a formação de nuvens carregadas e por consequência as pancadas de chuva. Essa situação é relativamente comum nos verões, em que temos chuva e até mesmo a queda de temperatura”, afirma.
Soares explica que devido à estação em que estamos, o El Niño - fenômeno que realiza alterações significativas em um curto tempo de duração na distribuição da temperatura da superfície da água do Oceano Pacífico -, está potencializando as chuvas na cidade. “Levando em conta que a média histórica de chuva dos últimos 30 anos em Ribeirão Preto é de 311 mm em janeiro, é normal chover sim. Acontece que estamos sobre influência do El Niño e agora no verão esse fenômeno está potencializando as chuvas na região de Ribeirão Preto”, declara.
Em janeiro de 2015 choveu menos que o normal previsto para a cidade de Ribeirão Preto. O meteorologista afirma que um forte bloqueio oceânico atmosférico acabou dificultando a passagem de frentes frias por São Paulo. “Devido a isso, janeiro de 2015 foi "seco". Agora, em janeiro de 2016, estamos sobre influência do El Niño, que vem favorecendo chuvas frequentes e muitas vezes fortes sobre o Estado de São Paulo, de forma geral, desde setembro de 2015”, diz.
A previsão de tempo continua de muita chuva para os próximos dias. “Pelo menos até o fim de semana, o tempo instável não dá trégua. O sol até volta a aparecer, mas sempre acompanhado por muitas nuvens e chuva persistente”, finaliza.
Defesa Civil de Ribeirão Preto
A Defesa Civil de Ribeirão Preto afirma não ter contabilizado o número exato de ocorrências causadas pela chuva, porém afirma que o aumento já é esperado para este período do ano, se tratando da estação que mais chove. Eles orientam que alguns cuidados devem ser tomados quando há fortes chuvas e vendavais.
As principais orientações dadas pela Defesa Civil são de permanecer em local seguro, evitar transitar pelas ruas, diminuir a velocidade do veículo, ou até mesmo estacioná-lo, se a chuva estiver muito forte. É indicado evitar: uso de aparelhos eletrônicos e celulares, permanecer embaixo de árvores, dentro de piscinas, lagoas e rios, pois essas atitudes atraem os raios.
A Defesa Civil destaca que em casos de acidentes naturais, a população deve acioná-los por meio do telefone 199.
Previsão do Tempo
De acordo com o site Climatempo, esta terça-feira, 12, terá máxima de 27°C e mínima de 22°C, com a probabilidade de chuva de 96% e 15 mm no dia. Já na quarta-feira, 13, o sol aparece, porém com chuva e trovoadas, a máxima é de 30°C e mínima de 22°C, com probabilidade de chuva de 94% e 36 mm no dia.
Na quinta-feira, 14, a chuva e as trovoadas continuam, a máxima será de 34°C e mínima de 23°, com a probabilidade de chuva de 60% e 13 mm no dia. A sexta-feira, 15, traz de volta o tempo nublado, com máxima de 28°C e mínima de 22°C, com probabilidade de chuva de 80% e 38 mm no dia.
O final de semana ganha uma trégua no sábado, 16, com chuva, sol e tempo nublado: a máxima é de 30°C e mínima de 22°C, com probabilidade de chuva de 60% e apenas 8 mm no dia. O domingo, 17, traz de volta o tempo nublado, com máxima de 27°C e mínima de 22°C, a probabilidade de chuva é de 80% e 25 mm no dia.
Foto: Arquivo Revide