Perigo: Inmet emite alerta vermelho para onda de calor em Ribeirão Preto

Perigo: Inmet emite alerta vermelho para onda de calor em Ribeirão Preto

Calor intenso traz riscos à saúde e pode levar à morte, segundo o instituto, que prevê calor de 42°C nesta quarta-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para a região de Ribeirão Preto nesta quarta-feira, 7, devido a onda de calor intenso. De acordo com a previsão do Instituto, a máxima hoje pode atingir os 42ºC em Ribeirão Preto. 

A onda de calor tem mantido os termômetros cerca de 5ºC acima da média na última semana. Segundo o Inmet, a temperatura elevada traz danos à saúde, inclusive, com risco de morte.

Um dos riscos à saúde é a hipertermia, a condição na qual a temperatura do organismo produz ou absorve mais calor do que consegue dissipar. É o processo oposto ao da hipotermia, que ocorre quando o corpo é exposto a temperaturas muito baixas.

O pico de temperatura até o momento, nesta quarta-feira, foi registrado às 14h, pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), quando os termômetros marcaram 41,2ºC e uma umidade relativa do ar de 14%. Apesar da baixa umidade, a nebulosidade e o calor proporcionam risco de pancadas de chuva isolada em alguns pontos da cidade.

Leia também:

Setembro foi o mês mais quente já registrado em todo mundo

Calor intenso persiste no Estado de São Paulo e Ribeirão Preto tem novo alerta

Pelo quinto dia seguido, Ribeirão Preto registra temperaturas acima dos 40°C


Imagem: Revide

Compartilhar: