Primavera começa com chuva e previsão de clima mais ameno em Ribeirão Preto
Outubro deve ter mais dias com chuva em Ribeirão Preto

Primavera começa com chuva e previsão de clima mais ameno em Ribeirão Preto

Apesar das precipitações nesta terça-feira, 22, as chuvas devem voltar somente em outubro para a região

A primavera de 2020 começa nesta terça-feira, 22, às 10h31, e segue até às 7h02 do dia 21 de dezembro. A nova estação começa com clima mais ameno e chuva em Ribeirão Preto, na transição do clima seco para o tempo úmido do verão. Do latim "primo vere", a palavra primavera é entendida como o "primeiro verão".

Segundo a agência ClimaTempo, a estação traz aumento da chuva e do calor para a maioria das áreas do Brasil, e neste ano, chega com o fenômeno La Niña. "Desde o começo de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño (aquecimento acima do normal do Pacífico Equatorial Leste), modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta", explica a agência. 

Mas, a expectativa é de que este evento La Niña seja fraco e de curta duração e, no Sudeste, não se pode estabelecer uma relação direta do fenômeno La Niña com a chuva que deve cair na Região. A maior influência será na temperatura, que tende a ficar um pouco abaixo do normal.

"Durante a primavera de 2020, a previsão é de que ocorram convergências de ventos forçando maior concentração de umidade sobre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, facilitando a ocorrência de chuva."

Ainda segundo a agência, em outubro, haverá bastante chuva no Estado de São Paulo.

Primeiro dia a primavera

Neste primeiro dia da primavera, de acordo com a Defesa Civil, que usa os dados da Somar Meteorologia, a temperatura mínima fica em 16ºC, com sensação térmica de 15ºC, e a máxima deve ficar nos 24ºC.

Ainda segundo a Somar, a chuva em Ribeirão Preto, desde sábado, 19, já chegou aos 37 milímetros e deve continuar nesta terça-feira, 22, com volume de até 50 milímetros. A Defesa Civil emitiu aviso para ventos que devem chegar aos 50 km/h.

Essa mudança climática, após o calor intenso dos últimos dias -Ribeirão chegou aos 39°C, segundo a Defesa Civil- se deve a uma área de instabilidade no interior do continente. Mas, esse clima volta a perder força ainda na noite desta terça e, na quarta-feira, 23, aumenta a formação de nuvens com temperaturas mais altas. A chance de chuva diminuiu e as precipitações devem voltar em outubro. 

Confira a previsão para os próximos dias em Ribeirão Preto, segundo a Defesa Civil:


Foto: Benjamin Nelan por Pixabay

Compartilhar: