Qualidade do ar é considerada ruim em Ribeirão Preto nesta quarta-feira, 18
"Nuvem de poeira" se formou no céu da cidade na tarde desta quarta-feira, 18: qualidade do ar ruim

Qualidade do ar é considerada ruim em Ribeirão Preto nesta quarta-feira, 18

“Nuvem de poeira” se formou no céu da cidade por conta de uma massa de ar quente e seco; quinta-feira, 19, deve ter mais calor

A atuação de uma massa de ar quente e seco manteve as altas temperaturas nesta quarta-feira, 18, em Ribeirão Preto e derrubou a qualidade do ar para o nível “ruim”, segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

No primeiro boletim do dia, divulgado às 11h, além de Ribeirão Preto, estações em Campinas, Americana e Piracicaba, no Centro-Oeste do Estado, também apresentaram qualidade ruim do ar. No resumo da última hora, das 15h às 16h, o índice se manteve ruim em Ribeirão, com condições à dispersão dos poluentes: dióxido de enxofre, partículas inaláveis, partículas inaláveis finas, dióxido de nitrogênio e monóxido de carbono. Isso, segundo a Cetesb, traz risco para pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, idosos e crianças, que têm os sintomas agravados. “População em geral pode apresentar sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço”, informou o boletim da Cetesb.

A companhia recomenda ainda que é preciso “reduzir o esforço físico pesado ao ar livre, principalmente pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, idosos e crianças.”

Com essa concentração de poluentes e ventos mais fortes nesta quarta, associados ao ar quente e seco, uma “nuvem de poeira” se formou sobre Ribeirão Preto. Principalmente durante à tarde foi possível observá-la de vários pontos da cidade.

A umidade do ar chegou a 14%, estado de alerta, às 15h, quando os termômetros bateram os 38,6°C.

O clima vai continuar assim até o final de semana, segundo a Defesa Civil. A previsão é que a chuva só chegue na próxima terça-feira, 24. Nesta quinta-feira, 19, deve fazer ainda mais calor, segundo, com máxima de 39°C.

Leia também:

Ribeirão Preto bate novo recorde de temperatura nesta quinta-feira, 12


Foto: Raissa Scheffer

Compartilhar: