Queimadas atingem municípios da Região de Ribeirão Preto 
Nesta terça-feira, 17, o índice da qualidade do ar está em 51 - valor considerado ruim de acordo com a OMS

Queimadas atingem municípios da Região de Ribeirão Preto 

Além de Ribeirão Preto, outros quatro municípios registraram incêndios de grandes proporções; fumaça tornou a região a mais poluída do Estado, nessa segunda-feira, 16

Ao menos cinco municípios da Região Metropolitana de Ribeirão Preto (RMRP) foram atingidos por queimadas nessa segunda-feira, 16. O fogo consumiu canaviais, áreas verdes e até imóveis em Ribeirão Preto, Morro Agudo, Luís Antônio e Sertãozinho.  Além desses, o município de Rincão, próximo à RMRP também sofreu com incêndios de grandes proporções.

A quantidade de fumaça liberada por essas queimadas fez com que cinzas e fuligem caíssem sobre várias localidades da região. Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a qualidade do ar, nesta terça-feira está no índice de 51, moderada – valor considerado ruim de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), visto que o ideal seria entre 0 a 40. 

Às 14h da segunda-feira, foi registrado que a qualidade do ar chegou no índice 96, o que colocava Ribeirão Preto como a cidade mais poluída do Estado naquele momento. O segundo município com a pior qualidade do ar foi Santa Gertrudes, que atingiu o nível de 95. Vale lembrar, que Santa Gertrudes é considerado o município "mais poluído" de São Paulo, devido às suas empresas de mineração.

A fuligem se trata de um conjunto partículas finas e inaláveis do carvão, geradas pela combustão parcial de compostos orgânicos, como o metano ou o acetileno. Uma pesquisa realizada em 2013, pela Advancing Earth and Space Science, aponta que a fuligem é o segundo agente que mais contribui com o aquecimento global, sendo mais perigosa que o gás metano.

Ribeirão Preto

Em Ribeirão Preto um incêndio atingiu um depósito de ônibus localizado atrás de um posto de combustível na entrada do Complexo Ribeirão Verde, na tarde dessa segunda-feira. Cerca de seis veículos estavam dentro do depósito  no local foram consumidos pelas chamas foram atingidos.

O Corpo de Bombeiros foi acionado  por volta das 14h, para evitar maiores riscos aos moradores da região devido ao posto próximo ao local do incêndio. Segundo os bombeiros, não houve feridos. 

As chamas no depósito que fica na Avenida Antônia Mugnatto Marincek formaram uma coluna fumaça que pôde ser vista de outras regiões da cidade. Até o momento não se sabe o que causou o fogo. Também foram registradas queimadas em plantações nas proximidades da Vila do Lago, Zona Leste da cidade.

Morro Agudo

Em Morro Agudo, o incêndio atingiu um canavial na altura do quilômetro 117 da Rodovia Altino Arantes. Alexandre Volpon, presidente do Sindicato Rural de Morro Agudo acredita que as queimadas dessa segunda-feira foram as maiores da história do município a 70km de Ribeirão Preto. Por conta dos ventos, redemoinhos de fogo se formaram no meio da vegetação seca, surpreendendo trabalhadores que estavam no local. 

Ainda será feito um levantamento feito pelas usinas, a fim de mensurar os prejuízos causados pelo fogo. Em vídeos feitos por pessoas que estavam próximo ao local no momento, mostram o desespero e a gravidade da situação.

De acordo com informações preliminares, duas pessoas foram encaminhadas ao Hospital São Marcos, com queimaduras em várias partes do corpo, onde receberam os primeiros procedimentos e estabilização e em seguida encaminhados para Sertãozinho.

Luís Antônio

Após um canavial utilizado pela Usina São Martinho, em Luís Antônio, pegar fogo, um motorista de 37 anos foi encontrado morto dentro de um caminhão. A vítima foi reconhecida pelo responsável da transportadora em que trabalhava.

O dono da empresa de transportes de carga deu a informação à polícia que, por volta das 14h30, a vítima enviou à ele um vídeo mostrando o momento do incêndio no local.

O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para apurar as causas da morte, mas a suspeita é de que o motorista correu para dentro da plantação, onde foi surpreendido pelas chamas.

Foto: Reprodução redes sociais

Sertãozinho

Também na área rural às margens da Rodovia Atílio Balbo, o um incêndio próximo ao Bairro Jardim Veneto em Sertãozinho, assustou moradores da região.

Rincão

Em Rincão, município da região central do Estado de São Paulo  a 71 km de Ribeirão Preto, também teve plantações, matas e imóveis atingidos pelo fogo. As chamas assustaram moradores da área rural e dos bairros ao redor. 

Leia mais:

Ribeirão Preto registrou a pior qualidade do ar do Estado, nesta segunda-feira, 16
 


Foto: Eduardo Da Silva Kateto

Compartilhar: