Ribeirão Preto registrou o dia mais quente do ano e a pior qualidade do ar do Estado
A qualidade do ar na cidade ainda permanece ruim

Ribeirão Preto registrou o dia mais quente do ano e a pior qualidade do ar do Estado

De acordo com meteorologistas, termômetros chegaram a 37ºC no domingo, 5; previsão é que recorde seja batido ainda nesta semana

Nesse domingo, 5, segundo informações da Somar Meteorologia, Ribeirão Preto registrou a tarde mais quente de 2021. Os termômetros chegaram aos 37°C, de acordo com o site meteorológico e a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A expectativa é que nesta semana as temperaturas subam ainda mais no município. Nesta segunda-feira, 6, às 10h, os termômetros já marcavam 30°C. A previsão do tempo aponta que a máxima poderá chegar aos 38°C nos próximos dias e que haverá pancadas de chuva na próxima sexta-feira, 10.

As altas temperaturas e a seca têm prejudicado a qualidade do ar no município, que chegou a 12,1% nesse último domingo. Às 10h desta segunda, a umidade relativa estava em 28%, segundo registros da Cetesb.

Qualidade do ar

Às 11h desta segunda-feira, segundo a Cetesb, a região de Ribeirão Preto registrava a pior qualidade do ar do Estado de São Paulo. Na escala, uma pontuação entre 0 e 40 é considerada "boa", e até 80, a qualidade do ar é considerada "moderada". Ribeirão Preto estava com uma pontuação de 194. 

Esses fatores ampliam a possibilidade de incêndios em vegetações, como o que ocorreu nesse domingo na Rodovia Anhanguera, próximo a Cravinhos. Além de incêndios, a baixa umidade também pode causar problemas à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana.

Por isso, é recomendado que as pessoas evitem exercícios físicos, umidifiquem o ambiente, permaneçam em locais protegidos do sol e consumam água à vontade.

Vejas as especificações e recomendações para cada estado da umidade:

Entre 21 e 30% - Estado de Atenção

- Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h;
- Umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, etc.;
- Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas com vegetação, etc.;
- Consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta

- Observar as recomendações do estado de atenção;
- Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h;
- Evitar aglomerações em ambientes fechados;
- Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% - Estado de Emergência

- Observar as recomendações para os estados de atenção e de alerta;
- Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10h e 16h como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência, etc.;
- Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc., entre 10h e 16h;
- Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, etc.

Defesa Civil em alerta

A Defesa Civil emitiu uma alerta nesta segunda-feira para o risco de queimadas. O órgão realizará a "Operação Corta-Fogo", com a finalidade de evitar e conter incêndios. 


Foto: Luan Porto

Compartilhar: