27º Encontro Nacional de Folia de Reis reúne 20 mil pessoas em Ribeirão Preto
Para a organização, a tradição representa o resgate da cultura e fé

27º Encontro Nacional de Folia de Reis reúne 20 mil pessoas em Ribeirão Preto

Evento teve a participação de 40 companhias tradicionais de todo Brasil, na Vila Virgínia

A celebração do 27º Encontro Nacional de Folia de Reis de Ribeirão Preto ocorreu neste domingo, 27. O evento foi realizado na Praça José Rossi, no bairro Vila Virgínia, Zona Oeste da cidade, cerca de 20 mil pessoas passaram pelo local.

A organizadora Carminha Rezende conta que para realizar a festa muito trabalho é feito em prol da cultura.  “No meu caso, me representa o resgate da história e trazemos uma identidade para Ribeirão Preto. Mostra que a região tem muito a ver com a zona rural e uma religiosidade muito grande. Aqui é um local de uma cultura modesta, mas com profundidade”.

Carminha organiza o evento anualmente

O patrono deste ano é Cristiano Canesin, devoto e voluntário das festividades por mais de 20 anos. Tendo o galo como símbolo, a Folia de Reis neste ano receberá 40 companhias que entoarão os cânticos em louvor às figuras dos três reis magos e ao nascimento de Jesus.

Pela segunda vez no evento, o senhor Francisco Carlos, vulgo Toco compareceu na praça ao lado dos companheiros de companhia. Natural de Leme ele conta um pouco da emoção. “É o segundo ano que eu venho prestigiar. Nasci em uma folia de reis e meu pai participava. Ele era o dono de uma companhia. Me ensinou tudo e eu continuo a tradição”.

Toco prestigia a Folia de Reis em Ribeirão Preto pelo segundo ano consecutivo

Da mesma maneira, Jorge Pereira Filho, é músico e toca em eventos de Folia de Reis. “Estou gostando de participar. Nós cantamos e participamos do evento. Representa o nosso papel na sociedade. É bonito representarmos todo o significado do nascimento do filho de Deus”, finaliza.

Jorge é integrante de uma companhia


Fotos: Pedro Gomes

Compartilhar: