4 razões que fazem as pessoas voltarem a ganhar peso
A satisfação passageira pode ser um dos inimigos

4 razões que fazem as pessoas voltarem a ganhar peso

A psicóloga Ana Beatriz Burin explica quais fatores levam o indivíduo, que chegou à meta sonhada, recuperar os quilos indesejados

Após um longo processo de emagrecimento, entre dietas, consultas médicas e exercícios físicos, muitos que chegam ao resultado desejado não conseguem manter o peso e engordam novamente.

Os motivos para o regresso são variados. De acordo com especialistas em tratamentos de obesidade, as pessoas voltam a engordar porque não cortam as verdadeiras causas do sobrepeso, mas apenas o efeito dele.

Pensando nos efeitos e nas causas desse retrocesso, o Portal Revide procurou a psicóloga Ana Beatriz Burin para explicar quais fatores psicológicos contribuem com o famoso “efeito sanfona”. “É importante pensarmos que quando a pessoa decide perder peso, essa decisão acontece em determinado contexto e envolve aspectos motivacionais relacionados a essa situação”, afirma Ana Beatriz.

Emagrecer não é uma tarefa fácil, a psicóloga explica que esse processo exige muito do indivíduo. “O processo de emagrecimento exige um alto grau de comprometimento e, muitas vezes, trata-se de um período difícil que envolve ansiedade e frustração e também a sensação de satisfação quando o tão desejado resultado começa a ser percebido”, comenta.

E é exatamente na sensação de satisfação que começa o grande perigo. De acordo com a psicóloga, é preciso ter um olhar cuidadoso nesses casos. “Quando o resultado é atingido e posteriormente, a pessoa passa a ganhar peso novamente, é necessário um olhar mais cuidadoso para a questão e os fatores que podem estar envolvidos variam para cada caso”, explica.

Motivos

Os fatores que fazem as pessoas voltarem a engordar variam de acordo com o caso de cada indivíduo. Porém, a psicóloga listou alguns que podem contribuir para a recuperação do peso. Confira:

1. Dificuldade na manutenção do peso:

"De forma geral, podemos pensar que a manutenção do peso requer um alto custo de resposta, ou seja, continuar abrindo mão de certos alimentos e manter atividade física constantemente, muitas vezes, para a pessoa em questão, é muito difícil continuar esse processo."

2. Mudança no pensamento:

"Muitas vezes as circunstâncias que fizeram a pessoa a decidir e se engajar na perda de peso podem mudar e não fazer mais sentido na vida do indivíduo, o fazendo engordar novamente."

3. Satisfação passageira:

"A satisfação de conseguir atingir o resultado ideal também pode ter um efeito passageiro. Após a pessoa atingir a meta desejada e ficar satisfeita com o resultado, pode acontecer de o indivíduo acabar buscando uma recompensa na qual, em muitos casos, acabam se permitindo pequenos deslizes, já que a privação e comprometimento ao longo da dieta foram grandes."

4. Dificuldade em retomar:

"Logo quando a pessoa começa a ganhar peso novamente, ainda que seja devagar, ao perceber esse movimento, o indivíduo acaba achando difícil retomar todo processo, ou seja, iniciar uma dieta e se privar de tantas coisas para perder peso de novo."

A psicóloga finaliza dizendo que cada caso merece cuidado ao ser analisado e que os aspectos emocionais também podem colaborar para a recuperação do peso. “Pode-se dizer que as questões acabam sendo muito mais abrangentes do que se imagina e que muitos fatores, inclusive os aspectos emocionais, podem colaborar com essa retomada dos quilos a mais e cada caso merece muito cuidado ao ser analisado”.

 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: