A arte como gratidão
A arte como gratidão

A arte como gratidão

Conheça a história de Vitor Maciel, artista que vive em Ribeirão Preto e já tem quadros expostos nas principais partes do mundo

Uma obra de arte é um produto que transmite uma ideia ou uma expressão sensível. Trata-se da criação que reflete a intenção de um artista. A região de Ribeirão Preto sempre abrigou artistas consagrados nacionalmente, como Dante Velloni e Bassano Vaccarini, além de Candido Portinari, natural de Brodowski.

É neste cenário que revelações surgem e despontam mundialmente. O artista Vitor Lúcio Maciel tem conquistado as pessoas com seu carisma e talento. Com obras em San Izidro, na Argentina, Valência, na Espanha, e Nova Iorque, nos Estados Unidos, ele também retrata os rostos dos ribeirãopretanos.

Nascido em Campos Gerais, no Sul de Minas Gerais, o artista soma 40 anos de vida e 17 em Ribeirão. Comunicador e jornalista, tem na arte um ideal de vida. Confira a entrevista concedida por Maciel ao Portal Revide.

Portal Revide - Como surgiu seu gosto pela arte?
Vitor Maciel
- Muito cedo, desde a infância! Lembro-me que quando ia para a fazenda do meu avô e eu ficava desenhando os bois com carvão no chão. Anos mais tarde, percebi que aqueles traços lembravam o mesmo boi de "Guernica de Picasso".  Hoje acredito que a infância é a fase mais criativa do artista, somos mais arrojados e não nos preocupamos com as regras da arte acadêmica. Quem aprecia o meu trabalho vai perceber traços de uma arte lúdica, uma interpretação de cores que lembra a liberdade da velha infância.

Portal Revide - Qual o seu estilo?
Vitor Maciel
- O meu estilo é moderno figurativo, na Europa eles têm chamado de "spontaneous", mas se eu fosse batizar com palavras brasileiras, meu estilo chamaria "gratidão", acredito que as cores expressam sentimentos e no meu ponto de vista essa semiótica é a leitura da gratidão! A técnica empregada é mista de espátula e pincel e o material utilizado é o oilbar e acrílico sobre tela.

Portal Revide - Houve algum aperfeiçoamento? 
Vitor Maciel - Fazer portraits (retratos) sempre inspira cuidado e aperfeiçoamento. Fiz estudos de pintura acadêmica em Londres e Barcelona, mas confesso que se aprende muito mais visitando museus e galerias como National Gallery-Londres, MOMA em Nova Iorque, Museu Picasso e andando pelas ruas de Barcelona.  A observação dos grandes mestres é a melhor escola, isso desperta em nós a famosa inspiração! O impulso latente!

Portal Revide - Desde quando você faz o rosto das pessoas e como é isso?
Vitor Maciel
- Comecei a fazer portraits em 2004, aqui em Ribeirão Preto, (na época, fazia somente óleo sobre tela). No ano passado um amigo de Nova Jersey, (Maureen Lagos) me levou para ver uma exposição na Universidade de Princeton; e depois de uma longa conversa e alguns minutos na frente de uma tela de Monet, resolvi voltar a pintar retratos.

Portal Revide - Como você faz para decidir qual rosto irá pintar?
Vitor Maciel
- Acredito que a arte é um registro de como o artista vive uma fase da história, é uma maneira de marcar o tempo!  Os meus retratos são um registro da sociedade onde participo, no meu caso, tenho muita influência da imprensa ribeiraopretana, em especial o rádio. Já realizei trabalhos comerciais, mas na maioria das vezes escolho pessoas pelas quais sinto admiração e imensa gratidão! 

Portal Revide - Existe algum artista que tenha lhe inspirado?
Vitor Maciel
- Sempre gostei de Claude Monet e Pablo Picasso. No ano passado tive a oportunidade de conhecer o MOMA -  Museu de Arte Moderna de Nova Iorque, onde pude conferir de perto grande parte das obras de Picasso. Mas também estive no MET- Metropolitan Museum of Art, e alí sim eu pude mergulhar nos imensos painéis de Claude Monet.  Essa viagem me inspirou tanto, que um mês depois, resolvi conhecer o Museu Picasso em Barcelona, e estudando a última fase desse gênio (Os pombos), percebi que depois de dominar toda técnica acadêmica e inventar o cubismo, a sua última inspiração foi voltar aos traços da infância.

Portal Revide - Quanto tempo leva para a execução de uma obra e como elas são feitas? 
Vitor Maciel - A tinta acrílica permite um maior desempenho, pois a secagem da obra é rápida. É possível fazer um portrait em horas, mas eu prefiro dedicar mais tempo e estudar melhor como as cores podem representar a pessoa que estou retratando. 

Portal Revide – Quais são seus principais objetivos com a arta? 
Vitor Maciel - A arte já não assume compromisso com as regras de estética e beleza, mas a principal função é despertar um sentimento naquele que a admira! Obrigado Revide, obrigado Ribeirão!

 


Fotos: Júlio Sian

Compartilhar: