Artista visual de Ribeirão Preto apresenta projeto sobre a poética dos resíduos gráficos
André vasculha as sobras das indústrias gráficas em busca da matéria prima de seu trabalho: o vinil.

Artista visual de Ribeirão Preto apresenta projeto sobre a poética dos resíduos gráficos

O projeto “Poética do Resíduo – Experiências Visuais entre a Ética e a Estética”, de André Costa, conta com obras feitas ao longo de três décadas de sua trajetória

O artista visual de Ribeirão Preto André Costa apresenta o projeto “Poética do Resíduo – Experiências Visuais entre a Ética e a Estética”, no salão principal da Sociedade Recreativa 22 de Agosto, em Brodowski, na Região Metropolitana, até o dia 15 de outubro. O projeto conta com uma exposição das obras feitas pelo artista e diversas ações educativas gratuitas, como oficina de artes, bate-papo com o público, exibição de documentário e intervenção artística.

Há 20 anos, André revira as sobras das indústrias gráficas em busca da matéria prima de seu trabalho: o vinil. O artista conduz o material para arte, com símbolos, signos e novos significados, rompendo os limites de seu ateliê – que se encontra na região central de Ribeirão Preto – em busca de reconhecimento nas galerias e mercados norte-americanos e europeus.

Entre as obras em exposição, estão peças produzidas ao longo de 30 anos na trajetória do artista. Além disso, muitas delas foram concebidas durante a pandemia da Covid-19, em que Costa teve que experimentar novas formas de produção. “Não trabalhava em casa havia mais de 11 anos. Tudo para o ato criativo, para o manuseio dos materiais, não estava em casa, mas sim, no ateliê”. Por outro lado, o artista pôde expandir sua forma de trabalhar, abrangendo sua fonte material. “Quando entendo que posso incluir outros descartes, de naturezas tão diferentes, a poética começa a ser redesenhada e a ter a necessidade de um novo discurso”, relatou Costa.

De acordo com André, o processo criativo está presente no próprio artista, “ele não está condicionado a um espaço, a um computador, a uma máquina, a um processo industrial ou artesanal do fazer artístico. Ele está vinculado à nossa própria existência, que se manifestará em qualquer condição”.

Como resultado dessa criatividade, o artista expõe suas obras fisicamente pela primeira vez desde o início da pandemia. Seguindo todos os protocolos de segurança, a mostra é apresentada pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com apoio institucional da ACAM Portinari e do Museu Casa de Portinari, que incluiu a atividade na programação nacional da 15ª Primavera dos Museus. A exposição “Poética do Resíduo – Experiências Visuais entre a Ética e a Estética” foi contemplada pela Lei Aldir Blanc (nº 51/2020), que concedeu prêmio a André Costa pelo histórico de suas realizações em artes visuais.

 “O processo de criação de André Costa transpassa por elementos virtuais e tecnologia de ponta, o que contrapõe aos modos de feitura manual da obra, desvendando-se como um processo híbrido de criação, com um caráter reflexivo, aquele que estabelece vínculos e interfaces com outras áreas do conhecimento humano, transita entre a ética e a estética, dialoga sobre os descartes da sociedade de consumo e a estética validada pela arte”, comentou o crítico de arte Evandro Carlos Nicolau.

Serviço
“POÉTICA DO RESÍDUO – EXPERIÊNCIAS VISUAIS ENTRE A ÉTICA E A ESTÉTICA”
Exposição: 15 de setembro até 15 de outubro, de terça a domingo, das 9h às 17h;
Dias 24/09, 01/10 e 08/10: Oficina de sensibilização "Do resíduo industrial a poética visual", com o artista visual André Costa;
Dia 25/9: Bate papo e exibição de documentário "Fragmentos Visuais", com o artista visual André Costa;
De 27/9 a 07/10: Performance Desvendamento do Processo Criativo, com o artista visual André Costa;
Local: Todas as atividades acontecem na Sociedade Recreativa 22 de Agosto, rua General Osório, 750 - Centro, Brodowski-SP.

*Visitação gratuita, respeitando as regras sanitárias e de distanciamento. Mais informações: (16) 3664-4284.

 


Foto: Divulgação

Compartilhar: