Em vídeos, artistas apoiam entidade de Ribeirão Preto

Em vídeos, artistas apoiam entidade de Ribeirão Preto

A ação contou com a participação de famílias que apoiam o projeto, como Isabella Fiorentino, Marcos Mion e os filhos

Envolvidos na luta contra o preconceito a crianças autistas, Marcos Mion e a modelo Isabella Fiorentino apoiam campanha da Jujuba Autismo, instituição de Ribeirão Preto que oferece serviços e materiais pedagógicos para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado, Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras síndromes.

O primeiro vídeo com os artistas foi lançado no último domingo, 17, pela instituição, com o intuito de incentivar o convívio em sociedade, a inclusão e a ‘cura’ do preconceito, principalmente em relação aos autistas. 

Veja o vídeo

A ação, contou com a participação de famílias que apoiam o projeto #vemcomajujuba, como Isabella Fiorentino e os filhos, Marcos Mion, Suzane Gullo e os filhos, além da participação dos médicos Carlos Gadia e Alysson, principais referências sobre tratamento de autismo no mundo.

Campanha #vemcomajujuba

As fotos postadas pelas famílias com o TEA, em locais públicos ou externos, que utilizarem #vemcomajujuba irão para o mural da empresa, com o objetivo de criar uma corrente positiva de motivação para que as crianças convivam em sociedade.

De acordo com a diretora da instituição, Carolina Felício, muitas famílias escondem seus filhos que tenham alguma deficiência, síndrome ou desenvolvimento atípico por vergonha ou medo do preconceito. Para ela, o autismo ainda não tem cura, mas o preconceito tem.

“A Jujuba acredita que quanto mais os portadores de TEA conviverem em sociedade, mais poderão se desenvolver e se adaptar, conquistando autonomia e independência”, afirma.

Compartilhando o mesmo pensamento, a advogada Samira Fonseca também acredita que a maior dificuldade é contra o preconceito. Ela tem um filho que foi diagnosticado, aos três anos e meio, com TEA.

 “O que enfrentamos por causa do resultado tem origem, na sua maior parte, na dificuldade da sociedade em entender e respeitar as diferenças”, comenta.

Envolvidos por mudanças comportamentais, os indivíduos com autismo passam, na maioria das vezes, por situações delicadas, como a inclusão dentro da sala de aula.

Samira relata que esta inclusão existe, mas os professores não são preparados para receber esses alunos e isso prejudica todos que estão no ambiente escolar.

Orientações

Todas as sextas-feiras, um vídeo novo será publicado no site www.juju.ba, na rede social Facebook  e no canal do Youtube da Jujuba, gratuitamente, contendo dicas para facilitar a saída de casa com o seu filho, como se programar e como minimizar as possíveis dificuldades, entre outras orientações que visam ampliar o universo do autista e de sua família.

Mãe de Rafael, de 13 anos, portador do TEA, Alessandra Camargo Ferraz destaca que é importante para as famílias uma fonte de informação segura com novidades e pesquisas sobre autismo. “O mais importante são as dicas e soluções práticas para facilitar pequenas situações do dia a dia, como ir à escola, a locais públicos, viagens de aviões, entre outros”, completa.

 

Foto: Divulgação

Compartilhar: