Assistência Social divulga balanço de Recâmbio durante a pandemia

Assistência Social divulga balanço de Recâmbio durante a pandemia

Foram realizados de maio de 2020 a abril de 2021 mais de 800 recâmbios com pessoas em situação de rua

A Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do Departamento de Proteção Social Especial, oferece o atendimento de recâmbio à pessoa em situação de rua, para garantir o retorno às cidades de origem, bem como o vínculo familiar e comunitário. A intervenção de recâmbio é executava pela equipe do Centro POP ao identificar a demanda ou por solicitação do próprio usuário.

De acordo com Samuel Machado, responsável pelo Centro POP, de maio de 2020 a abril de 2021, foram atendidos 978 migrantes e concedidas 804 passagens.

Laura Aguiar, diretora do Departamento de Proteção Social Especial destaca a importância da sociedade neste processo. “É muito importante o papel da comunidade em possibilitar o acesso aos serviços através dos canais de comunicação, não ofertando alimento, dinheiro ou roupas, uma vez que essas ações isoladas reforçam a fragilidade em que essas pessoas se encontram”.

Para Renata Corrêa, secretária de Assistência Social, fomentar essa mudança cultural sobre dar esmolas é primordial para que as pessoas em situação de rua tenham um destino diferente. “O ser humano se compadece da condição desumana do outro, mas é preciso entender que quando você doa um alimento, uma roupa ou dinheiro, você resolve o problema do indivíduo de forma pontual, é preciso ampliar a atuação e ofertar também oportunidades dele sair desta condição de rua”.

Recentemente a SEMAS ampliou os canais de comunicação do FAS – Fale Assistência Social que agora conta com ligação gratuita, site, whatsapp, e-mail e ligação normal.

“Iniciaremos em breve uma campanha explicando para nossa população a importância de acessar os nossos canais e a real mudança na vida de alguém quando oferecemos oportunidades”, conclui Renata Corrêa.

Contatos
FAS – Fale Assistência Social
- 161
- 0800 77 30161
- (16) 3610 0687
[email protected]
www.fasdenuncia.ribeirao.br


Foto: Divulgação

Compartilhar: