Associação de bairro busca resgate social no Dutra II
A última ação foi realizada no Natal, em que centenas de crianças e entidades carentes foram beneficiadas com as doações

Associação de bairro busca resgate social no Dutra II

Com cinco meses desde a fundação, a Renova Dutra II tem despertado a compaixão de moradores e amigos que possuem laços no bairro

Crianças aguardam chegada do Papai Noel em evento de natal organizado pela Renova Dutra II.A associação de bairro Renova Dutra II, tem alcançado o resgate social das pessoas no bairro Jardim Dutra II, na Zona Norte de Ribeirão Preto. Com cinco meses desde sua fundação em agosto, o grupo tem despertado a compaixão e interesse de ajuda das pessoas que frequentam ou possuem raízes no local.

De acordo com a presidenta da Renova, Andrea Rodrigues Nunes, em 2017 já foram feitas quatro ações no bairro, mas a primeira eles ainda não existiam como associação. “O primeiro evento que fizemos foi o Arraiá. Queríamos resgatar a cultura de rua que já não existe mais. Fizemos tudo com doações. A quantidade de pessoas foi tão grande que virou algo inexplicável”, conta a presidente. 

Andrea diz que a associação conta com a ajuda de voluntários nos eventos. “No papel somos em 13 pessoas, mas muitas outras nos ajudam. A nossa intenção é divulgarmos um questionário social feito por um assistente social e uma socióloga e antropóloga às pessoas. Vamos passar em casas para conhecermos todas as pessoas do bairro. Esse banco de dados irá facilitar a melhoria do Dutra II”.

A presidenta exalta que o “mais incrível de tudo isso é que as pessoas estavam desacreditadas das associações de bairros. Então queremos mostrar e trazer de volta essa cultura. Tudo o que fazemos dá muito certo e isso é por quê tem muito amor envolvido. Nós buscamos o envolvimento das pessoas. Percebemos que a população está desacreditada, mas que aos poucos isso está mudando".

Luciana Silva, vice-presidente da associação, fala que existe cumplicidade no grupo. “Nós todos nascemos nesse bairro e estamos até hoje. Filhos e netos também estão aqui. Esperamos que essas associações sejam exemplo para outras da cidade. A nossa última ação foi realizada no final desta semana no complexo esportivo do bairro, o evento de natal”.

Luciana diz que os organizadores se cobram muito para que no final dê certo. “Está de natal mostra o envolvimento das pessoas. Não iriamos fazer nada, mas de uma hora para outra começamos a receber muitos brinquedos de pessoas que gostariam de doar, mas não sabiam onde ou como. Em duas semanas já tínhamos tudo. O evento tomou uma proporção muito grande, gostaria de ressaltar a Caca, que contribuiu muito conosco”.

Representante da associação, Luciana diz que o momento em que o Papai Noel entrou foi inexplicável. “Nós não esperávamos aquilo". 

Todos os brinquedos que sobraram serão doados com produtos de higiene para a Casa do Vovô e outras ONGs. "Vamos terminar o nosso natal. Eu acreditei que era possível realizar algo, mas não tinha noção da felicidade que seria para aquelas crianças e pessoas que estavam lá. Estamos fazendo um grande apelo social no bairro. Está acontecendo um resgate social”, conta. 

O Papai Noel esteve presente no evento de natal realizado no Jardim Dutra II.

Cumplicidade

Por fim, Herlon Ferreira, conselheiro fiscal da associação comenta que não é só cobrar da prefeitura ou da associação. “É preciso ajudar. Todos precisam se solidarizar. É a comunidade que vai trabalhar para si própria. A nossa vontade é que todo mundo se movimente para deixarmos o Dutra II ainda melhor”, finaliza. 

 


Foto: Amanda Bueno e Divulgação

Compartilhar: