Autor lança romance filosófico em Ribeirão Preto
Ivo mescla os conceitos da filosofia tradicional com conceitos acessíveis aliados à cultura pop e à literatura

Autor lança romance filosófico em Ribeirão Preto

O livro “Só o Chico Buarque é Feliz no Brasil” conta, de maneira original, a história de um homem que busca se tornar um Übermensch

“Só o Chico Buarque é Feliz no Brasil’’ é um romance filosófico escrito pelo autor e professor Ivo di Camargo Jr. O escritor busca, de maneira diferente dos romances tradicionais, incentivar o aprendizado filosófico por meio da literatura e despertar reflexões a respeito de assuntos presentes na existência humana. “Com uma escrita fácil e de simples compreensão, o livro consegue alcançar o seu objetivo, que é o de incitar às discussões existenciais e ao aprendizado”, relata o autor. 

Inspirado pelo estilo linguístico rígido e objetivo de Rubem Fonseca e pela escrita direta e sem rodeios de Milan Kundera, o livro retrata a história de Giulio, um professor universitário alucinado pelo ideal Nietzschiano que busca se tornar um Übermensch, termo criado por Nietzsche para caracterizar o modelo de super homem ideal para que a humanidade seja elevada. Segundo Ivo, o personagem é influenciado pela filosofia de vida baseada no hedonismo extremo e pode ser amado ou odiado pelos leitores. “O intrigante protagonista é capaz de despertar os mais diversos e, até mesmo, controversos sentimentos ao leitor.” 

Para facilitar a compreensão do livro, o autor mescla os conceitos da filosofia tradicional com conceitos acessíveis aliados à cultura pop e à literatura. Além disso, a linguagem é erudita, porém, aliada aos termos populares que garantem o fácil entendimento e agregam a arte e emoção em suas diversas formas para responder a principal pergunta: por que só o Chico Buarque é feliz no Brasil? 

O autor, que criou também uma playlist no Youtube com as canções da cultura pop que estão presentes no livro, garante que a cada capítulo o leitor terá uma nova descoberta e que tanto a leitura quanto a apreciação das músicas são um embarque para uma viagem cheia de sentimentos, reflexões e emoções. “As músicas são formas de exemplificar ou conceituar contextos filosóficos mais distantes dos leitores pouco familiarizados com a filosofia.” 

Ivo, que agora se prepara para a produção do próximo livro “Quando Caetano Veloso Descobriu a América”, afirma que seguirá uma linha parecida com a do livro anterior. “A ligação da cultura pop com a filosofia continua, unida à literatura, para compor um romance mais tradicional no enredo, mas inovador na forma”, conta o professor. 

“Só o Chico Buarque é Feliz no Brasil’’ custa R$ 50 e pode ser adquirido nas principais livrarias e lojas de livros on-line ou com o próprio autor por meio do e-mail: [email protected] e telefones: (16) 99181-8484 (16) 99994-9861. 


Foto: Arquivo Pessoal

Galeria de imagens

Compartilhar: