Boas ações para o Natal

Boas ações para o Natal

Projetos sociais preparam ações especiais neste final de ano para proporcionar um Natal com muita alegria e esperança depois de dois anos de pandemia

Após dois anos difíceis por conta da pandemia de Covid-19, a esperança de dias melhores toma conta de todos nós. A grande cobertura vacinal e a queda nos números de infectados e de mortes pela doença transformaram o medo em uma expectativa de dias melhores. A aproximação do Natal traz uma magia única e, para garantir que a data seja incrível para mais pessoas, projetos sociais de Ribeirão Preto se engajam e fazem boas ações para fechar 2021 com muito amor ao próximo.

O já tradicional Natal das Crianças, organizado pelo Fundo Social de Solidariedade, arrecada brinquedos novos e usados, em bom estado de conservação, que serão doados para crianças de comunidades de Ribeirão Preto. Segundo a presidente Mariana Jábali, o projeto teve uma grande motivação neste ano. “Levar alegria, divertimento e renascimento para tantas crianças de famílias mais necessitadas. Bolas, carrinhos e todo tipo de brinquedos são bem-vindos. Tenho certeza de que, mais uma vez, Ribeirão Preto se fará solidária”, afirma. Já o prefeito Duarte Nogueira falou que a equipe trabalha para não deixar ninguém para trás, principalmente as crianças, nesta época de Natal. “É muito importante demonstrarmos nossa solidariedade e contribuirmos para levar alegria e esperança às comunidades de Ribeirão Preto”, disse.

Os brinquedos podem ser doados até o próximo dia 17 e, a partir do dia 18, começam a ser entregues para as crianças. Quem quiser colaborar deve escolher um brinquedo e levar a doação no Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Cerqueira César, 383, das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. Há, ainda, outros pontos de arrecadação, como o RibeirãoShopping, Shopping Iguatemi e a base da Guarda Civil Municipal no Centro. Mais informações pelo tel.: (16) 3625.7879.

Já o Projeto Amigos do Fê, que tem como objetivo ajudar famílias de comunidades carentes, trazendo oportunidades de transformação de vida, vai fazer uma ação natalina para crianças das localidades já atendidas. O evento acontece neste sábado, 4, no Buffet Magic Music, das 14h às 17h, explica a diretora fundadora Maria Cláudia Veneroni Martins.

“Nossas crianças terão uma tarde de muita alegria, diversão, comidas gostosas e a visita do Papai Noel, que vai fazer a entrega dos presentes que conseguimos com a campanha ‘Apadrinhe Uma Criança Neste Natal’. Foram apadrinhadas 120 pessoas, que vão receber um kit de vestuário, calçado e brinquedo. Todas as ações são importantes, mas o Natal é aquele momento especial que nos mostra a importância de amar o próximo, estendendo nossas mãos para os mais necessitados. Afinal, o verdadeiro significado do Natal é o ato de amor, que devemos carregar para o ano todo”, defende. O contato com a entidade pode ser feito através do perfil no Instagram (@projetoamigosdofe).

A ONG Resolvi Mudar também vai fazer ações especiais. A fundadora Paula Domenichelli detalha que o projeto existe há dez anos e atende pessoas em situação de rua, em condições de vulnerabilidade e, ainda, crianças da comunidade Vida Nova. Durante o ano, a equipe distribui 350 refeições toda quarta-feira. E, no próximo dia 19, uma ceia natalina será oferecida na sede da entidade, localizada na Rua Rio de Janeiro, 303, no bairro Campos Elíseos.Voluntários da ONG Resolvi Mudar oferecem refeições para pessoas em situação de rua e em condições de vulnerabilidade

“O evento vai proporcionar banho, corte de cabelo, manicure, lojinha de roupas e sapatos – cada um terá direito a três peças –, presença do Papai Noel, distribuição de brinquedos e presentes, além de café da manhã e ceia de Natal. No dia 23, vamos levar brinquedos para as crianças da comunidade Vida Nova e do Simioni. Já é uma tradição nossa, todo ano vamos a esses locais em um trenzinho com os brinquedos. Nossa intenção é proporcionar um dia diferente, feliz, que eles se sintam valorizados, importantes e acolhidos, e saibam que têm pessoas pensando neles”, conta Paula. A ONG precisa de voluntários e de doações de alimentos, roupas masculinas, sapatos e brinquedos em bom estado ou novos para atender a todos. Quem quiser ajudar, pode se informar pelo tel.: (16) 99330.1010.

A Fraternidade Feminina Amor das Acácias, vinculada à Loja Maçônica Estrela D’Oeste de Ribeirão Preto, organizou algumas ações sociais neste fim de ano. A presidente Lúcia Martinez contou que a equipe preparou diversos enxovais de bebê, que serão entregues a entidades filantrópicas.

“A Casa do Vovô vai receber hidratantes corporais, desodorantes e barbeadores, conforme solicitado. Entregamos panetones para o Lar Santa Rita e, para o projeto Lar Anália Franco, enviaremos leite em pó. Na Creche Lar Irmã Izolina, presenteamos as crianças com sacolinhas de doces, giz de cera e livrinho de colorir. Nossas ações sociais são desenvolvidas durante o ano todo. Porém, no Natal, o mundo todo vive um momento de paz e harmonia e é uma data para lembrar de Jesus Cristo e de sua grande missão: amar a Deus e ao seu próximo. É o que a fraternidade costuma fazer”, detalha. Quem quiser colaborar com a Fraternidade pode entrar em contato pelo tel.: (16) 3235.5641, nas terças e quartas-feiras, após as 14h. A entidade estará fechada nos meses de dezembro e janeiro, mas funciona normalmente nos outros meses do ano. 

Equipe da Fraternidade Feminina Amor das Acácias se reúne para fazer enxovais de bebês e outras ações sociais

Cartas para o Papai Noel
Outra tradição de fim de ano é o Papai Noel dos Correios. Ao longo de 32 anos de campanha, mais de seis milhões de cartinhas foram atendidas em todo o Brasil. Neste ano, o recebimento das cartas ocorrerá, prioritariamente, de forma virtual – e a adoção dos pedidos das crianças será 100% on-line e digital, por meio do Blog do Papai Noel dos Correios (https://blognoel.correios.com.br).

De acordo com a assessoria de imprensa da estatal, as cartinhas devem ser manuscritas e, depois, fotografadas ou digitalizadas para envio ao blog. É importante enviar uma imagem nítida para que a mensagem possa ser lida e compreendida pelo Papai Noel. As cartas que atenderem aos critérios estabelecidos pela ação serão disponibilizadas para adoção no site da campanha. As cartas podem ser enviadas pelo blog até o próximo dia 10 e a adoção e entrega dos presentes acontece até o dia 20 nas agências de Ribeirão Preto. 

Para adotar uma cartinha, basta acessar o blog e seguir o passo a passo. Com base na localidade informada, serão disponibilizadas as cartas e o endereço dos locais para a entrega dos presentes pelos padrinhos. A entrega dos presentes será feita presencialmente nas unidades dos Correios. Em Ribeirão, serão as agências do Centro (Rua Álvares Cabral, 612), do Parque Residencial Lagoinha (Rua Antonio Fernandes Figueroa, 1.574), da Vila Monte Alegre (Avenida Professor Doutor Zeferino Vaz) e de Bonfim Paulista (Rua Dona Iria Alves, 45). 


Foto: Divulgação

Compartilhar: