Campanha arrecada cabelos para Hospital do Câncer de RP
Projeto "Cabelo Solidário" marca a manhã deste sábado, 21

Campanha arrecada cabelos para Hospital do Câncer de RP

Os cabelos vão ser transformados em perucas para pacientes que perderam os seus por conta da doença

A Praça XV de novembro, no Centro de Ribeirão Preto, esteve repleta de amor e solidariedade na manhã deste sábado, 21. O projeto Cabelo Solidário reuniu várias pessoas dispostas a ajudar e fazer o bem ao próximo, doando mechas de cabelo para a confecção de perucas a pacientes que perderam os seus em decorrência de tratamentos de saúde.

O evento, que durou das 10h às 13h, contou com a ajuda de crianças, jovens e adultos sensibilizados com a causa, como a filha da dona Inês Batista de Almeida Pires, que pediu para que a mãe levasse seus cabelos até o local do evento. “A minha filha cortou o cabelo e quis doar para o Hospital do Câncer, mas não estávamos conseguindo encaminhar as mechas ao projeto, isso acabou deixando ela muito triste, então quando ficamos sabendo da campanha ficamos muito felizes”.

Segundo a presidente do Hospital do Câncer de Ribeirão Preto, Rose Marques, a intenção do evento é arrecadar os cabelos para quem precisa. “As perucas serão confeccionadas pelas próprias voluntárias do Hospital do Câncer, que irão receber a ajuda de uma ONG especializada”, declara.

O projeto de autoria do vereador Genivaldo Gomes foi aprovado pela Câmara e agora faz parte do Calendário Oficial de Eventos da cidade como “Semana do Cabelo Solidário”. Além da ação de hoje, mais de 40 salões de beleza também estavam coletando mechas para o projeto.

Solidariedade

A estudante Dariane da Silva Pereira, junto com as amigas Vitória Rodrigues e Kriscia Teixeira, também resolveu participar da ação. As três jovens doaram mais de 10 cm do cabelo para os pacientes do Hospital do Câncer. De acordo com Dariane, as jovens ficaram comovidas com a ação. “Resolvi doar meu cabelo por ter ficado comovida com a campanha, independente de quem receba, vou estar realizando uma boa ação”.

Além das três jovens, Juliana Guilherme Pereira e sua filha Kauane Guilherme da Silva também promoveram solidariedade. Em homenagem a sua irmã que sofreu um acidente de moto em 2013, Juliana doou todo seu cabelo no evento.  “Quando minha irmã sofreu o acidente, acabei fazendo uma promessa que se caso ela saísse do hospital, deixaria o cabelo crescer por três anos e doaria para o Hospital do Câncer”.

A irmã de Juliana acabou não resistindo aos ferimentos do acidente, mas, mesmo assim, a jovem manteve sua promessa e doou seu cabelo e o do da filha para a campanha. “Ontem recebi a notícia do evento e vim doar todo o meu cabelo em homenagem a minha irmã”, finaliza.

O cabelereiro que cortou o cabelo da mãe e filha, João Paulo Galone, afirma que há um tempo já se dedica a esse tipo de ação. “Há um tempo eu me dedico a realizar trabalho voluntário, ano retrasado nós já estivemos aqui com o Hospital do Câncer fazendo essa coleta de cabelo, e agora continuei a parceria e estamos aqui na luta”.


Foto: Gabriela Maulim

Compartilhar: