Campanha da Fraternidade 2020 pede atenção à realidade, compromisso e serviço aos brasileiros

Campanha da Fraternidade 2020 pede atenção à realidade, compromisso e serviço aos brasileiros

Ação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil foi lançada em Ribeirão Preto nesta quarta-feira, 26, início da Quaresma, segundo a Igreja Católica

Dom Moacir Silva

O arcebispo metropolitano, Dom Moacir Silva, junto à Equipe de Campanhas da Arquidiocese local, apresentou em Ribeirão Preto nesta quarta-feira, 26, a Campanha da Fraternidade 2020, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A campanha foi lançada simultaneamente em todo o País, com o tema “Fraternidade e vida: dom e compromisso”, e lema “Viu, sentiu compaixão, e cuidou dele”.

Nesta edição, a Campanha da Fraternidade pede atenção à realidade, compromisso e serviço aos brasileiros, e focará na questão da caridade e do intercâmbio de cuidados entre os indivíduos – o mútuo cuidado. O lançamento da campanha se dá com o início da Quaresma, período de 40 dias – que vai até 9 de abril – em preparação à Páscoa, que lembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo.

Dom Moacir Silva destaca que a Campanha da Fraternidade 2020 observa a realidade brasileira, e reafirma a importância da valorização da vida e dos cuidados mútuos. “Diante de tantas situações de vida ameaçada, perseguida, não valorizada, a Campanha vem para nos chamar a atenção. Vem ser um grito de ‘olhe e cuide da vida, da pessoa’. Esse é o desejo da Campanha”, diz.

Dentre as ações vinculadas à Campanha da Fraternidade propostas pela Arquidiocese de Ribeirão Preto, estão encontros de capacitação de lideranças católicas, e a Coleta Nacional da Solidariedade, em 5 de abril. Uma reunião com vereadores de Ribeirão Preto e outros 19 municípios também será realizada na próxima segunda-feira, 2 de março, em que será apresentado o texto-base da campanha aos políticos. “O objetivo deste encontro é dizer aos vereadores que a Igreja possui propostas que vão ao encontro da missão deles, que é elaborar leis e projetos para o bem comum”, observa Dom Moacir.

Detalhes da campanha
 

padre André Luiz Massaro

A campanha deste ano remete à figura da freira baiana Irmã Dulce, falecida aos 77 anos em 1992, e canonizada em outubro de 2019 como Santa Dulce dos Pobres. Dulce desenvolveu trabalhos de caridade em Salvador, como o recolhimento de doentes pelas ruas da cidade, sendo apelidada de “o anjo bom da Bahia”. Com base no lema “Viu, sentiu compaixão, e cuidou dele”, a Campanha da Fraternidade 2020 segmenta e orienta as ações dos católicos em três pilares – ver, sentir e cuidar.

Segundo o padre André Luiz Massaro, coordenador da Equipe de Campanhas da Arquidiocese de Ribeirão Preto, a orientação proposta pela Campanha da Fraternidade passa pela reflexão das atitudes dos indivíduos. “Olhando para 2020, o que observamos na cultura atual foi o fechamento, o individualismo e o preconceito. A Igreja se sente preocupada com isso, e quer ajudar as pessoas a recuperar a sua identidade de seres humanos. Por isso, as pessoas devem passar a olhar diferente para o outro, com amor, liberdade e compaixão, sentir diferente, e cuidar como estender as mãos para quem precisa”, pontua.


Fotos: João Pala

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