Canal do Youtube da região de Ribeirão Preto conquista público de todo o Brasil
O canal de reações, diferente dos demais, traz aprendizados sobre a estrutura de uma música, além de dicas para novos artistas

Canal do Youtube da região de Ribeirão Preto conquista público de todo o Brasil

Com mais de 6 milhões de visualizações, o Missão Musical leva entretenimento e conteúdo ao público

O canal do Youtube Missão Musical, fundado entre as cidades de Ribeirão Preto e Pradópolis, na região, tem conquistado pessoas de todo o Brasil. Criado em 2012, com conteúdos voltados ao empreendedorismo artístico, foi em 2018 que as coisas começaram a dar certo para Gabriel Camargo, 28 anos, e os companheiros da gravadora.

Atualmente, o canal possui quase 6,5 milhões de visualizações, além dos mais de 127 mil inscritos. O Missão Musical busca ensinar um pouco de música por meio de um entretenimento com conteúdo, ao público.

Gabriel Camargo é Co-founder e CEO da Starge e do Missão Musical

Confira a entrevista pingue-pongue com o músico e apresentador do canal Gabriel Camargo:

Portal Revide: O fato de vocês fazerem o react (reação às músicas) de uma maneira mais técnica (ensinar o público) é o principal diferencial do canal?
Gabriel Camargo:
No início, nós até relutamos um pouco em fazer esse tipo de conteúdo, as reações de entretenimento, pois a gente já produzia vídeos dando dicas para artistas e músicos ensinando algumas coisas sobre o mundo musical. Mas, o pessoal pedia para nós fazermos o formato dos reacts. O canal ainda era pequeno, tinha cerca de 1,5 mil inscritos na época. Com as sugestões, eu fui ver o formato dos vídeos e a maioria era realmente de pessoas que mostravam a reação ao ver coisas aleatórias da internet. Então, pensamos em fazer uma coisa diferente, que foi ocorrendo de uma forma bem orgânica. Foi assim que aos poucos o canal ganhou essa proposta de ser um entretenimento musical inteligente, mas com bom humor. Trabalhamos inclusão, respeito, aceitação e educação musical. Os vídeos são descontraídos, mas não perdem o fato interessante. Essa proposta mas técnica e com responsabilidade, tanto no viés social e antropológico, faz com que tomemos cuidado com o que falamos, pois, de alguma forma, nós influenciamos as pessoas. Vamos usar esse espaço para educar as pessoas musicalmente. Sou formado em música e foi um canal que encontramos para levar esse estilo para um público que até então é leigo.

Portal Revide: Como é a rotina de gravações, vocês têm datas definidas para decidir o dia e o horário certo para filmarem?
Gabriel Camargo: Em nossa rotina, nós geralmente gravamos uma vez por semana, às vezes duas, mas tem semanas que não gravamos nada. Não tem um dia fixo. Geralmente, nós gravamos cinco vídeos em um dia de trabalho. Atualmente, nós compartilhamos quatro por semana, então, sempre sobra uma espécie de estoque para as emergências. Como ocorreu, por exemplo, quando eu quebrei o nariz, na véspera de uma gravação. Temos esse cuidado de ter o conteúdo em backup.

Portal Revide: Como vocês fazem a escolha das músicas para os reacts? As decisões são baseadas de acordo com o público do canal?
Gabriel Camargo: Hoje, nós temos uma pessoa que cuida da analise de tráfego, que é o Vinicius. Ele é o responsável por olhar tudo e decidir se vale a pena ser gravado. A gente também olha alguns parâmetros para decidir que são usados na hora da pauta. A primeira é a demanda do público. A única ressalva é que se o dono da música for uma gravadora que bloqueia os vídeos por direitos autorais, a gente não faz, pois o Youtube tira o conteúdo do ar. A demanda da audiência é importante, mas sem infringir os direitos autorais. Depois, nós olhamos o trending, o que está em alta no momento. Coisas que fazem a mídia resgatar o artista. Em terceiro lugar, a monetização que o vídeo vai gerar para nós. Além da monetização do Youtube, temos a monetização direta através de patrocínios ou novos artistas. Sempre nessa ordem.

Portal Revide: O Youtube é o foco de vocês hoje?
Gabriel Camargo:
A gente tem uma gravadora que chama Starge. Trabalhamos com músicos independentes. Lá, ensinamos ao artista maneiras de se transformar talento em dinheiro. Antes de virar Missão Musical, o canal era somente da Starge, onde produzíamos conteúdos para artistas. Mas o canal começou a crescer e chegar a um público diferente. Então, deixamos de atender somente artistas e músicos e chegamos aos ouvintes. Nisso, desmembramos em duas empresas. Hoje existe a Starge e o Missão Musical. As empresas se conversam, um é o ponto de alavancagem para o outro e a nossa agenda tem que ser conciliada, pois é basicamente a mesma equipe que atua nos dois negócios. 

Equipe do Missão Musical ao lado dos fãs na festa em comemoração aos 100 mil inscritos

Portal Revide: Conforme o crescimento do canal, vocês pensam em seguir para a capital?
Gabriel Camargo: Isso é uma coisa que está em nosso radar. Ribeirão Preto é uma ótima cidade, mas não estamos no ponto principal, que é São Paulo, onde há mais contatos e mais possibilidades. Atualmente, é comum nós viajarmos para gravarmos com outros youtubers e artistas, como também é normal recebermos aqui. Enxergamos que teria como a gente fazer outros quadros que a audiência adoraria como, por exemplo, os próprios artistas participarem da analise dos vídeos deles. Sei que grandes artistas e pessoas que estão surgindo começaram acompanhar o Missão Musical, como a Luísa Sonza, a Pabllo Vittar e a Aretuza Lovi. Sobre a distância da Capital, quando a gente fala com o artista, temos de conciliar a agenda para conseguirmos organizar algo. Acaba atrapalhando pelo fato de não estarmos em São Paulo. Fizemos uma festa em comemoração aos 100 mil inscritos e foi em Ribeirão. A maior objeção foi simplesmente o fato de não ser na Capital, pois fica mais caro para as pessoas virem até o interior. Hoje, o nosso escritório fica em Ribeirão e o estúdio que gravamos fica em Pradópolis. Pensamos em uma mudança. É algo que já estudamos e tomamos ações estratégicas para que, quando a gente for, o canal não sofra impactos na operação em si.

Portal Revide: Por fim, após a explosão do Missão Musical, a sua vida mudou?
Gabriel Camargo: Indubitavelmente a minha vida mudou. Isso é nítido até no empreendedorismo em si, área em que estou desde os 16 anos, pois já dei aula de música, já toquei a noite etc. Temos um mantra de que o sucesso repentino acontece depois de anos de trabalho. No começo desse ano, eu lembro de em uma conversa ter dito que 2018 seria o ano da virada. Comecei a notar alguns resultados. Minha vida mudou muito repentinamente, mas com consequência de um trabalho árduo. Parece que agora a vida vai se configurando para fazer jus ao tempo que batalhamos, quando ninguém acreditava. Graças a Deus a nossa vida mudou após a explosão do Missão Musical. Apesar que achamos que ainda vamos longe, pois tem muita coisa para expandir. Já sentimos essa mudança no dia a dia. Esse fato de você sentar em um restaurante para comer e a pessoa parar para tirar uma foto. Até outro dia era diferente. Essa chave ainda não virou plenamente, pois é tudo muito recente para mim, particularmente. Faz cinco meses que o crescimento começou ficar brutal. Entretanto, acredito que vamos sentir essa mudança de uma forma mais abrupta.

Confira o canal abaixo:



 


Foto: Divulgação

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