Caronas voltam à moda com redes sociais
Estrada e carro refletidos no retrovisor

Caronas voltam à moda com redes sociais

Com as redes sociais, ficou mais fácil ir de um lugar para o outro de uma forma econômica

Com as redes sociais, as caronas voltaram à moda e, diferente do modelo antigo, em que as pessoas esperavam na beira da estrada e viajavam, gratuitamente, para outras cidades, a “Carona Solidária”, nome dado ao novo molde, possibilita que o usuário viaje para vários lugares, com segurança, conforto e gastando pouco.

Segundo Pedro Augusto Bossonario, um dos administradores do “Carona Ribeirão Preto – Piracicaba”, é muito simples conseguir e oferecer as caronas no grupo, basta fazer uma publicação com a origem, o destino, o dia e a hora de saída da viagem. “O pessoal interessado na carona publicada combina por inbox ou na própria publicação. Os custos saem em torno de R$ 30,00, mas isso vai depender de onde será o encontro para a partida e o do fim da viagem”, explica.

O jovem explica que no início o grupo foi criado para a locomoção de estudantes que faziam faculdade na cidade, porém acabou tomando outra dimensão, e atualmente inclui trabalhadores e visitantes que também fazem uso do modelo.

De acordo com o jovem, o grupo facilitou suas viagens para casa, pois o tempo que era gasto no ônibus de Piracicaba para Ribeirão Preto acabou caindo pela metade com as caronas do grupo. “Estou em Ribeirão Preto há quatro anos, durante três anos peguei carona e nunca tive problemas com os motoristas, pois sempre foram prudentes e responsáveis, atualmente, tenho oferecido carona e também nunca tive nenhum tipo de problema com os passageiros”, finaliza.

Modelo Replicado

O grupo de caronas de Bossonario não é o pioneiro nas redes sociais, ele já é replicado várias vezes por outras pessoas. É com um grupo que a estudante Letícia Fidelis, de 22 anos, de Tapiratiba, São Paulo, oferece carona para ir até Franca, local onde estuda.

Letícia explica que oferece carona há três anos e nunca teve nenhum tipo de problema. A jovem afirma que os grupos facilitam a vida dos estudantes da cidade. “Eu estudo em Franca, e assim como eu existem vários estudantes da região que moram fora e dependem de ônibus, e como não há nenhum que vá direto, as caronas me ajudam na gasolina e ao mesmo tempo facilitam a vida deles”, conta Letícia.

De acordo com a jovem, para conseguir pessoas que precisam de carona é preciso oferecer no grupo do Facebook. “Eu faço um post com o meu destino, ou procuro pessoas que postaram que precisam de carona para o local que eu vou, e combino com elas por meio dos posts ou inbox”, explica.

Além desse modo, Letícia explica que há pessoas que falam diretamente com ela, por mensagem ou WhatsApp. “Como elas já sabem que ofereço carona, elas já falam diretamente comigo, sem precisar de publicações no grupo”, finaliza.
 


Foto: Arquivo Revide

Compartilhar: