Cid Moreira fala sobre a carreira em evento na cidade
Jornalista também participou de coletiva com a imprensa, em que falou sobre sua carreira e vida

Cid Moreira fala sobre a carreira em evento na cidade

Palestra é nesta sexta-feira, 15, às 19h30, no Espaço Santo Antônio

Pela primeira vez na cidade, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira – que completa 90 anos neste mês –, uma das vozes mais famosas do Brasil, está em Ribeirão Preto para participar de um evento inédito, em que contará um pouco sobre sua história e, também, narrará textos da Bíblia, trabalho que alcançou a marca de mais de 50 milhões de exemplares vendidos.  

Antes do evento, que será realizado nesta sexta-feira, 15, às 19h30, no Espaço Santo Antônio, localizado na Rua Monte Alegre, 100 – a entrada é um quilo de alimento não perecível –, o jornalista participou de uma coletiva com a imprensa em que falou sobre sua trajetória no jornalismo e um pouco de sua vida.

“Comecei a engatinhar no rádio, depois disso, fui para TV e paralelamente cinema e jornais no cinema como narrador do canal 100, que foi muito assistido. Tinha gente que ia até lá só para ver, porque mostrava os gols da semana – muitas vezes eu acordava de madrugada para gravar, porque o jornal tinha que estar no cinema na segunda-feira, e como as fitas tinham que ser levadas de um estado para o outro, acabávamos com tendo pouco tempo –, vocês sabem como é a vida de repórter, é uma vida dura, não é fácil”, brincou o locutor.

Questionado sobre o atual momento do jornalismo e a velocidade da propagação das notícias com as novas mídias – sites, facebook, youtube, etc –  o locutor, que conta com 73 anos de carreira, conta que essas mídias e agilidade com que elas chegam ao público, é sensacional. “Hoje podemos considerar que todo mundo é jornalista, com o celular você filma, tira fotos e compartilha, a tecnologia evoluiu muito nas últimas décadas e isso é sensacional”, diz Moreira.

Carreira

No início da carreira, Moreira pretendia fazer um estágio de Taubaté, mas para aperfeiçoar o conhecimento em contabilidade, faculdade que estudava na época.

“Eu era amigo do filho do dono da rádio, e em meio aos aniversários e eventos de seu pai, eu ficava imitando locutores famosos da época, e eles viram. Quando eu pedi o estágio em contabilidade, eles comentaram que eu tinha uma voz aceitável, quando cheguei para acertar tudo, eles disseram que já estavam me esperando no fundo, pois o programa saia no horário do almoço, meu coração disparou quando vi os textos e comecei a suar, foi desta forma que me comecei minha carreira no rádio”, conta.

Depois disso, sua carreira como locutor deslanchou, função em que atua até hoje. “O rádio foi o meu berço, troquei muita fraldinha naquela época. Comecei no rádio, em Taubaté, e depois de quatro anos fui contratado pela Bandeirantes, onde fiquei durante dois anos, depois fui contratado pela Rádio Mailic Vader, no Rio de Janeiro, que foi caçada na revolução, também apresentei durante muitos anos um projeto Minerva, do Mec, o rádio sempre esteve ligado à minha carreira”, conta.

Em sua carreira ele passou por todos os meios de comunicação. Cid ainda atua na TV, Rádio e, há alguns anos está na internet, com página no Facebook e dois canais no Youtube - o oficial, em que posta narrações de mensagens variadas, e o Canal da Bíblia, onde está todo o trabalho dele com o livro.

Cid também possui uma biografia, chamada Boa Noite, frase que ele sempre dizia ao final das apresentações do Jornal Nacional – que lhe rendeu um Guinness como apresentador que ficou mais tempo na bancada de um telejornal, exatamente por 27 anos. A obra foi lançada quando Cid estava com 83 anos, e em breve será lançado um filme com o mesmo nome.

Narração da Bíblia

Cid passou seis anos de sua vida narrando a Bíblia, na íntegra, que hoje chega aos ouvidos de uma grande parte da população brasileira. A ideia de reproduzir o livro surgiu após Cid deixar a bancada do Jornal Nacional.

“Desde quando minha família estava reunida, eu tinha mania de pegar a bíblia da minha avó e ficar lendo os provérbios, e eu não sei porque, depois eu fui pro rádio e sempre havia alguma coisa com conotação bíblica no texto, e quando eu deixei a bancada do Jorna Nacional, eu fiquei pensando o que eu iria fazer. Então, fui contratado para gravar o Novo Testamento e foi um sucesso. E na sequência, também fui convidado para gravar os textos mais populares da Bíblia. O projeto inicial eram 12 CDs, depois dobrou para 24. Foi aí que surgiu a ideia, se eu gravei trechos da bíblia e agradou, por que não gravar a bíblia toda?”, contou o locutor.

Segundo o jornalista, o produtor não gostou da ideia de gravar a bíblia toda, pois era algo não comercial e seria demorado. Para Cid, a demora valeu a pena, pois é divulgada para o Brasil e até internacionalmente. A gravação ocorreu graças à ajuda e patrocínio de várias pessoas que acreditaram na ideia de Moreira. “Quero levar notícias do evangelho até o último dia da minha vida, eu fiz e assumi esse compromisso, e continuo o cumprindo”.


Foto: Amanda Bueno

Compartilhar: